Não vim ao mundo exatamente para ser discreta ou passiva. Não confunda!  Sei que a humildade é uma das maiores joias do bem viver, mas eu falo. E muito. Então preste atenção nos três conselhos de uma tagarela em amadurecimento: não crie expectativa sobre as ações ou sentimentos de qualquer pessoa que não seja você mesma. PS: Ah, e se criar (porque é praticamente impossível não fazer isso, sendo humana) lembre-se: expectativas são sonhos acordados que não precisam virar ansiedade dentro nós. Embora sejam inevitáveis, as expectativas não devem ser verbalizadas. Deixem elas na nuvem… a gente não faz isso com tudo? Segundo: jamais menospreze os calorões da menopausa. Eles invadem de repente pela nuca, e costumam ser menos previsíveis que ciclones. Por último, mas bem menos importante; nunca elogie sua impressora, elas são mais sórdidas e problemáticas do que os humanos e na hora que você mais espera que ela funcione, ela empaca e causa transtornos.

Brincadeiras verdadeiras à parte, o aprendizado dos últimos dias é que o amor e as pessoas que jogam os dados no tabuleiro da vida. Atraímos exatamente aquilo que exalamos. Felipe, Natália, Maravilhosa e Roberta – necessariamente nessa ordem foram seres humanos decisivos que cruzaram meu caminho há pouco. Como? Sem expectativas de parte alguma, apenas sendo humanas e humanos. Com a Maravilhosa e a Roberta cruzei em Guarulhos horas antes de embarcar para uma inesperada aventura que me faz escrever agora para vocês desde a Espanha. A Maravilhosa é a garçonete do restaurante que escolhi almoçar e trabalhar antes do voo. Ela é uma daquelas pessoas das quais a fisionomia pode até fugir da sua memória ao longo dos anos, mas a energia vai reverberar para sempre. Ela chamava absolutamente todas as “clientas” de “maravilhosas” bem alto no meio do restaurante, alvissareira, lépida e faceira. A vontade que eu tinha era de gritar para ela durante a confusão da hora do almoço: “Maravilhosa!!!! Vem aqui e senta comigo, quero aula de vida com você!”. No exato instante que esse pensamento me vem a cabeça e me deixa feliz, Roberta me pega pelo braço e diz: “Eu não te conheço, nunca mais vou te ver. Meu nome é Roberta, meu coração está queimando e preciso te dizer algo.” Eu pasma ainda pulsando a energia da Maravilhosa, pensei: “Mas o que é que vou escutar agora?” Ela me olha marejada e ouvindo a última chamada do seu voo para Cuiabá, segura forte no meu bíceps e diz: “Jesus te ama”. Saiu correndo! Ao Felipe, à Natália e à outra colega linda deles que me ajudou no check-in confuso com Connect SUS fora do ar, etc, etc, etc, devo o fato de estar hoje aqui, de onde escrevo para vocês antes de começar mais um dia fascinante em um dos países mais sustentáveis do mundo. Onde mais pessoas mudaram seus hábitos cotidianos para agir com mais responsabilidade com o meio ambiente.

Que inspira e respira arte, educação e consciência coletiva. A Natália e a colega deles que não lembro o nome, eu agradeci pessoalmente. MUITO! Sobre o Felipe, depois de muitos “obrigadas” e mais de duas horas no telefone ainda em Porto Alegre (pós-eclipse e pré-ciclone) gravei uma mensagem de voz para Latam dizendo que se todas as empresas tivessem mais “Felipes” lidando com as pessoas, o mundo seria diferente. Me alonguei porque as pessoas e suas atitudes me seduzem, me impactam, me emocionam e me inspiram. Para finalizar; suporte apenas o que não te tira o sono, a paz, a saúde e o amor próprio. Ah, Mariana, mas estás temporariamente uma turista tântrica e ficastes tão óbvia… Será? Dedique seu tempo, sua energia preciosa para mudar a ti, ao mundo e as pessoas que te cercam. O que não depende de ti, não precisa te afligir. Pense antes de agir, mas não deixe de agir de tanto pensar. Ah têm outras pessoas também responsáveis por eu estar feliz e empolgada como uma borboleta serelepe pelo mundo, mas elas sabem exatamente quem são, devem estar acabando de me ler agora e para eternidade terão meu amor, minha energia e gratidão.

“Tão pouco do que pode acontecer acontece…” (Salvador Dalí)

Vuela ! La vida es corta y el mondo es hermoso!

Mariana Bertolucci           

Foto: Mariana Pesce, mi amor… (esse é o nome lindo dela, grrrr)

CategoriasSem categoria
  1. Renata Tonin says:

    Mari linda, emocionante tua coluna, bem a Mariana B. que conheço e admiro.

    Mari, tenho certeza que conviver contigo é uma dádiva e graças àqueles que estão pertinho de ti.

    Olha, lendo tua coluna, percebi algumas semelhanças com essa pessoa que vos fala aqui…

    São elas:

    – “…tagarela em amadurecimento” (não podia ser mais eu, rsrsrs)
    – “…não crie expectativa sobre as ações ou sentimentos de qualquer pessoa que não seja você mesma”. (essa preciso trabalhar ainda)”.
    – “…”dedique seu tempo, sua energia preciosa para mudar a ti e ao mundo e as pessoas que te cercam” (isso é tudo)
    – “…borboleta serelepe” (essa sou eu, segundo minha terapeuta”).
    – “…as pessoas e suas atitudes me seduzem, me impactam, me emocionam e me inspiram” (Sono Io)

    Obrigada por ter o previlégio de te ler!

    Beijos no cuore Amore!!!!

    Re

    1. Maria Helena Accorsi Willrich says:

      Encantada em receber teus textos tão sensíveis e sinceros, Mari! Como é bom ler gente que escreve bonito, em meio e uma enxurrada de palavras e ideias descabidas e ignorantes, preconceituosas; emitidas sem um mínimo de conhecimento da nossa língua escrita e falada. Ufa, um oásis em meio ao deserto diário das ideias e dos escritos nas redes sociais. Vivaaa, Mari!! Vai ajudar a me salvar!!!
      Mari(também)Accorsi

    1. Fernanda Koch says:

      Espetacular!!!! Energia é tudo nessa vida,e é o q fica das pessoas q tem num grau elevado .Tu é uma delas ,Mariana.Texto c movimento,ameiii .

    2. Maria Helena Accorsi Willrich says:

      Encantada em receber teus textos tão sensíveis e sinceros, Mari! Como é bom ler gente que escreve bonito, em meio e uma enxurrada de palavras e ideias descabidas e ignorantes, preconceituosas; emitidas sem um mínimo de conhecimento da nossa língua escrita e falada. Ufa, um oásis em meio ao deserto diário das ideias e dos escritos nas redes sociais. Vivaaa, Mari!! Vai ajudar a me salvar!!! Grata por me incluir na tua lista!
      Mari(também)Accorsi

  2. Fernanda Koch says:

    Espetacular!!!! Energia é tudo nessa vida,e é o q fica das pessoas q tem num grau elevado .Tu é uma delas ,Mariana.Texto c movimento,ameiii .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.