O título acima foi o slogan (alguém usa ainda a palavra slogan?) de lançamento da Revista Bá, no dia 27 de março de 2013. Semanas antes, a minha atenta e opinativa mãe perguntou: “Para que inventar uma revista (impressa!!!) agora, Mariana? Queres provar o quê para quem?” Não menos opinativa, respondi: “Mãe, quero seguir fazendo o jornalismo que aprendi e acredito. Não decidi parar de exercê-lo, mas é minha a decisão de continuar.”  

Nove anos e 27 edições impressas depois, a Bá segue me ensinando. Conheci pessoas incríveis, tive experiências bacanas na iniciativa pública e privada, e, com a minha professora e amiga Lu Brites, criadora da Dom School Yoga e Arte, entendi que o yoga ajuda a mudar o que não precisamos aceitar e a aceitar o que não podemos mudar. Cá estou, pronta para repetir a resposta que dei a Dona Dedé: “Ainda quero fazer o jornalismo que acredito”.

Tenho publicado no instagram da Bá textos e fotos de fases diferentes da minha carreira. Saudosismo? Nostalgia? Também!  Sempre! O pilar do novo posicionamento da Bá é o que sempre me moveu: as PESSOAS e suas HISTÓRIAS. Agora digital, somos um coletivo de causas, pessoas e marcas que atuarão no mundo com comprometimento social e igualitário, focado na inadiável preservação dos recursos naturais. A agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) chancelados pela Organização das Nações Unidas (ONU) são nosso trilho. Pactuada por líderes mundiais e seus povos, o manifesto é uma visão coletiva para a humanidade calcado no desenvolvimento sustentável (sócio, econômico, ambiental) que mira na paz, na justiça e nas instituições eficazes.

É meu e seu o poder de decidir que papel desejamos desempenhar no mundo e quais as marcas que vão caminhar de mãos dadas e em sintonia conosco nesse novo jeito de habitar o planeta e de olhar o ser humano. Há um imenso desafio de mudança de cultura, mas está nítido que não há outro caminho. Ou mudamos radicalmente a maneira de nos relacionarmos entre nós e com o meio ambiente, ou seremos extintos enquanto ecossistema. Você separa o lixo? Já usa sacolas de pano para fazer compras e tem na bolsa uma garrafa de vidro com água? Há tempos deseja fazer uma horta em casa e se alimentar de forma mais saudável? Já estão fora do seu radar marcas e indústrias que apoiam seus processos e produções em práticas não-sustentáveis? As causas e os produtos que você vai depositar a energia limpa e amorosa do seu trabalho e da sua vida devem dialogar com o que você acredita. Para que a água siga limpa, o solo fértil e o ar puro é urgente mudar a maneira de conviver e de consumir. Reciclar lixo sem levar resíduos para aterros sanitários. Olhar inclusivo, e reinventar a definição e a originalidade do que é de verdade exclusivo. A pluralidade e o equilíbrio social é que produzem a real riqueza. Quem ainda não está querendo entender, aviso que chegamos no futuro, e já passou da hora de inserir nos nossos cotidianos e ações o respeito pelas pessoas e o meio ambiente. Quem consome produtos de empresas que neutralizam emissões poluentes, ajuda a salvar a Terra. É um movimento humano revolucionário sem volta e nossa única e poderosa arma é a escolha. O novo olhar. O novo sentir. Se você, sua marca ou a empresa onde trabalha não polui lençol freático, utiliza energia solar, reaproveita resíduos, economiza água, luz e madeira, e se posiciona com ativismo e amor, estamos juntas e juntos. O novo mundo não terá velhos modos. O verdadeiro paraíso é verde, colorido, maternal, suave e o maior luxo que pode existir é a liberdade de ter tempo para viver. Acreditamos no olhar mais empático entre as pessoas e no consumo alinhado ao futuro e aos novos tempos. O Bordaza Shopping, por exemplo, é um novo empreendimento de luxo já concebido dentro desse conceito sustentável. Tive a honra de participar um pouco do processo de lançamento deste shopping que será pioneiro no segmento em Porto Alegre. Mas outras propostas de mercados diversos já estão aí à nossa disposição nas prateleiras e na web, cada vez mais uníssonas e potentes. Como nós, você já entendeu que o capitalismo não precisa ser o protagonista do filme da sua vida para ter final feliz e o seu negócio prosperar. Vamos propagar e vender uma mudança de postura. Quem ainda não entendeu a urgência de mudar radicalmente a relação com o planeta já ficou para trás. Quem ainda ganha dinheiro explorando e desrespeitando menores, mulheres e negros, incitando ódio e preconceito, divulgando fakenews ou deixando o ar saturado de toxinas ou apostando em indústrias poluentes já está perdendo mercado, credibilidade e valor. Sejamos amorosos, pioneiros, corajosos, criteriosos e coletivos. Uma plataforma digital democrática, livre, alegre, crítica e moderna, que olha com lentes de aumento para a cultura, a sustentabilidade, o autoconhecimento e as pessoas. Saudamos o novo formato de existir e agir no mundo. Respirar essa revolução de hábitos e sentidos com troca, conteúdo, causas e ações que conjugam juntas o verbo TRANSFORMAR. O produto mais caro e luxuoso que queremos vender é o novo jeito de olhar e de viver. Com estilo, conceito, clareza e senso de urgência. Se você trabalha e olha o mundo dessa forma é de mãos dadas com a Bá que você tem que estar. Vem Ser. Servir & Ser Vista.

Nossa revolução é tântrica e corajosa,

Mariana Bertolucci

Foto: Lenara Petenuzzo para Fernanda Sica Comfort Clothes, duas dessas pessoas e marcas que amamos

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  1. Mariana que maravilhoso ler seu texto e ver o seu engajamento tão nobre, consciente, potente. Emocionante. Vou acompanhar todas as postagens da Ba e já quero conhecer essas marcas que você citou. Parabéns Mariana, linda entrega.

    1. Carlos Fernando Belmonte says:

      Nada como o tempo para continuar tentando achar uma maneira de mudar o que não podemos aceitar.
      Leva tempo construir.
      Adorei o texto e a proposta.
      Parabéns

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