Chama-se Mudança o novo filme da Rainer Cine do roteirista e diretor Fabiano de Souza e do montador e produtor Milton do Prado. Distribuído pela Elo Company, o filme recebeu o prêmio de Melhor Ator no Cine PE 2020 e Melhor Longa no Mexico Prague Iberoamerican Film Festival em 2021.

A história se passa quase toda em um único dia: 15 de janeiro de 1985. Data em que Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto. O país vivia a euforia de sediar seu primeiro festival internacional de rock, o Rock in Rio. Enquanto parte das pessoas via sinais de uma transição democrática pactuada que ainda iria pagar seu preço, a maioria enxergava novos ares para o Brasil. O filme de 88 minutos mergulha na intimidade de dois personagens: pai e filho, que voltam da praia para celebrar a democracia em Porto Alegre. É um dia confuso. O país respira mudança – ou apenas sonha com ela. Os dois saem da praia onde veraneam e rumam até Porto Alegre, para comemorar este dia particular. Reinaldo, que é sociólogo, espera uma promoção, mas recebe outra proposta. vê naquele instante a chance de o país melhorar e da sua trajetória pessoal alçar novos voos. Caio só quer que o tempo passe e está mais preocupado com as novas bandas que surgem no Brasil e no mundo, mas… algo mais pode acontecer no caminho.

A dupla protagonista é composta pelo premiado ator Gustavo Machado (Elis e Coisa Mais Linda) e pelo estreante Guili Arenzon (no papel de Caio), escolhido melhor ator no CINE PE 2020. O elenco do filme conta ainda com Rosanne Mulholland A Rainer Cine, composta por Fabiano de Souza e Milton do Prado, é um desdobramento da Clube Silêncio (2004-2009), produtora de Ainda Orangotangos (Gustavo Spolidoro, 2007, exibido no Festival de Rotterdam) e coprodutora de Cão sem Dono (Beto Brant e Renato Ciasca, 2007). Em 2010, a Rainer se firma como produtora independente apresentando seu primeiro longa-metragem, A Última Estrada da Praia, exibido no 40° Festival du Nouveau Cinéma, em Montreal. Produziu também os curtas Telefone de Gelo (2011) e Os Filmes Estão Vivos (2013), que ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Melhor Filme pela crítica no Festival de Cinema de Gramado. Em 2014, foi a vez da série em quatro episódios Ocidentes, exibida na TVE-RS. O segundo longa- metragem da produtora foi Nós Duas Descendo a Escada (2015).   Mudança está em cartaz na Cinemateca Capitólio hoje (sexta-feira, 30/09) às 17h30min, sábado (01/10), domingo (02/10) e quarta-feira (05/10) às  19h30min. Na terça-feira (04/10) a sessão está marcada para às 19h30min, seguida de debate com a equipe.

Foto: Divulgação

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.