O Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul foi aceito, no último mês, como membro da International Diabetes Federation (IDF). A instituição está à frente da comunidade global com diabetes desde 1950, e conta com associações em 170 países e territórios. A federação está envolvida em ações para combater a doença, do nível local ao global – desde programas em âmbito comunitário até iniciativas de conscientização e defesa em todo o mundo. O ICD-RS é a quarta instituição brasileira aceita como membro da IDF e a homologação definitiva acontece em cerimônia da assembleia-geral da IDF em Abu Dhabi, em dezembro.

O ICD-RS atende mensalmente cerca de 500 pacientes, com média de 2 mil consultas por mês entre médicos, enfermeiras, nutricionistas, dentistas, psicólogo e psiquiatra. O resultado desse trabalho, ao longo de 16 anos, é a diminuição em 91% na taxa de internação hospitalar de seus pacientes. O ingresso na federação dá visibilidade mundial para os projetos do Instituto, inspirando profissionais a realizarem seus treinamentos na instituição e estendendo o conceito de assistência integraleducação continuada implantada no Rio Grande do Sul, para mais centros no Brasil e no mundo, auxiliando no tratamento de pessoas com diabetes tipo 1.

Em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, o ICD-RS tem sede própria em Porto Alegre, à Rua Álvares Cabral, 529, Cristo Redentor.

Paciente Eillan Bianchi e familia - Foto de RodrigoMeurer__DS72114
Paciente Eillan Bianchi e família (Rodrigo Meurer)
Prédio do ICD-RS (Divulgação)
Prédio do ICD-RS (Divulgação)
CategoriasSem categoria