O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Bá-por-Mariana-Bertolucci-Edição-1-1-1-02-1024x281.png

LUIZ CARLOS RITTER

Advogado formado pela PUC/RJ, Luiz Carlos Ritter é gaúcho de uma família de cervejeiros – que fundaram em meados do século 19 duas das mais importantes cervejarias do Rio Grande do Sul. Radicado no Rio desde a infância, iniciou em 1983 uma coleção que hoje soma centenas de obras, de grandes nomes da arte brasileira e internacional do século 17 ao 21 e é um dos maiores emprestadores de obras para exposições no Brasil e no exterior. Sua coleção é tão impressionante, que já virou livro e é acessível ao público em formato impresso e de exposição. Coleção Luiz Carlos Ritter (Edições Pinakotheke), bilingue (português/inglês) tem 304 páginas, e textos de Nélida Piñon, Ana Cristina Reis, Vanda Klabin, Clelio Alves, Ricardo Linhares e uma conversa entre Max Perlingeiro – que organizou e planejou o livro e a exposição – e o colecionador. Apaixonado por flores e naturezas mortas, entre os tesouros de Ritter estão obras de Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guignard, Cândido Portinari, Renoir, Emiliano Di Cavalcanti, Volpi, José Pancetti, Maria Leontina, Victor Meirelles, Lygia Clark e Helio Oiticica. Porto Alegre é a próxima presenteada com a mostra que será exibida na Fundação Iberê Camargo de 18 de maio até 11 de agosto. Seus conterrâneos agradecem.

Qual a sua relação com o Rio Grande do Sul?

Sou de família toda gaúcha, quinta geração de um lado e sexta do outro, portanto gaúcho mesmo. Durante período escolar e universitário, passei todas as férias estudantis no Rio Grande do Sul, entre Porto Alegre e Torres.

Como foi fisgado pela arte? Essa paixão foi incenti vada pela família ou é coisa sua? se você tivesse que guardar para si uma única obra da sua coleção, qual seria? Por que?

Acho que a tendência vinha de pequeno, quando adquiria coleções então vendidas em bancas de jornal, como “Gênios da Pintura”. E na casa paterna havia algumas obras importantes que mais à frente herdei, também alguma literatura especializada. Mais adiante, bem jovem, comecei a frequentar museus e galerias na ponte Rio – São Paulo e, finalmente, fazer viagens internacionais, às vezes até temáticas, privilegiando essas visitas. Quanto às obras, guardaria todas, sem exceção, o apego é muito forte…

Quai s seus principais hábitos da sua rotina na cidade maravilhosa?

Os hábitos são prosaicos, esporte e exercícios matinais, seguidos de rotina de escritório, tardes reservadas à cinema, visitas “temáticas”, noites domésticas ou teatrais ou gastronômicas.

Que verdades duras você prefere ignorar?

Prefiro as continuar ignorando, até por precaução…

Qual é ou deveria ser a importância da arte na vida das pessoas?

A educação e a arte, essa como um todo, deveriam ser fundamentais na vida das pessoas…

LÚCIA MEIRELLES

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas – Bioquímica, da UFRGS, Lúcia Von Mengden Meirelles atraiu todas as atenções na última semana. A frente do OsteraTest (com Marco Antônio De Bastiani e dois outros sócios investidores) a empresa foi única gaúcha vencedora do Startup Competition na terceira edição do South Summit Brazil, como startup Mais Escalável de 2024. Diretora-executiva e cofundadora da empresa recebeu o Prêmio Capes de Tese e desenvolveu e aplicou tecnologia para otimizar a seleção de oócitos na reprodução assistida. Nascia o OsteraTest, com patente registrada com a universidade. Na graduação, estagiou em laboratórios particulares e sempre teve contato com a ponta final da pesquisa e quis aplicar na vida das pessoas. De pesquisadora a empreendedora, a missão do Ostera é facilitar o processo de trazer vida ao mundo aproximando ciência e clínica: “É da pesquisa que saem tecnologia de ponta e as novas oportunidades que podem fazer a diferença na vida das pessoas.” Os próximos embriões que o digam. Avante, Lúcia!

Conte como você se descobriu com dom pra bioquímica e um pouco da tua história e formação profissional?

A bioquímica nunca foi um objetivo. Eu não tinha talento nenhum nas cadeiras de bioquímica. Mas nas nossas células tudo é processo bioquímico. Como o objetivo da minha pesquisa sempre foi desvendar a fertilidade feminina foi inevitável chegar na bioquímica. O que aconteceu com muito apoio dos professores da graduação e mestrado como o Fábio Klamt.

Qual o pulo do gato do OsteraTest e que impacto tem na vida das pessoas?

Diferente dos outros testes, ele identifica a probabilidade de um óvulo virar um embrião de alta qualidade antes de ser fertilizado. Nas técnicas de reprodução assistida como a fertilização invitro é possível prever a saúde do óvulo antes de fazer o procedimento. Isso ajuda na decisão do paciente e do médico e antecipa todas as tentativas e erros, evitando a e x pectativa de mais uma fru stração. Conseguimos manejar o tratamento de reprodução para já ter mais chances em uma primeira tentativa. O outro pulo do gato é que serve também para quem congela óvulos e deseja preservar a fertilidade. Comprova a qualidade ou não desses óvulos antes e torna possível a coleta de mais óvulos mais qualificados.

O que mudou com o reconhecimento no South Summit Brazil?

O SSB foi uma vitrine para o Ostera. Estamos em contato com muita gente que pode nos ajudar a expandir e acelerar. Está sendo maravilhoso. As pessoas estão nos conhecendo, vendo e entendendo o que fazemos e há muitos investidores interessados e grupos parceiros para nos ajudar.

Quando foi a última vez que você teve uma ideia brilhante na qual não conseguia parar de pensar?

Minhas ideias mais brilhantes são pequenas (risos). Um grande feito vai vir de uma série de ideias brilhantes. Não lembro da última vez que tive uma, acho que tudo é uma construção. O OsteraTest nasceu da minha pesquisa com meu grupo de colegas. São pequenas boas ideias que depois de trabalhadas viram algo brilhante de fato. Não é como desenho animado que a gente grita Eureka e descobre algo muito legal. É baseado em muita tentativa e erro e muitos pequenos acertos para fazer algo realmente grande.

Você tem um bebê e seu projeto lida com a vida. Qual o significado da vida?

Eu tenho um bebê, o Martin, e o projeto lida muito com isso. Por isso para mim sempre foi importante trabalhar com a fertilidade e com os casais que não conseguem realizar esse sonho de maneira natural. Meu maior sonho sempre foi ser mãe. Não tive dificuldades, mas sempre soube a grandiosidade desse desejo e isso direcionou muita coisa no Ostera. Entendemos exatamente o tamanho desse sonho para as pessoas e como é importante conseguir realizar.

NOTAS DA SEMANA

SETE DÉCADAS

Ao lado da diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer, as atuais Glamour Girl e Glamour Friend, Isabela Zietolie e Maria Angélica Lunardi convidam para o Coquetel de Apresentação das Glamours na próx ima terça-feira, dia 2 de abril, às 19h30. As candidatas de 2024 terão a missão de representar e trabalhar pela Liga Feminina de Combate ao Câncer no ano em que a entidade completa 7 décadas. A tão esperada noite que vai celebrar os 70 anos da Liga/RS, será dia 30 de abril na Casa NTX. As vendas serão realizadas no dia 4 de abril no Instituto Ling das 13h30min às 20h. Ao lado do atuante grupo de voluntárias, Vera Bernardes está envolvida com todos os detalhes e surpresas da data festiva e marcante.


WINTER COLOURS

As passarelas acenam um inverno colorido: as cores da estação fria prometem esquentar os modernos. Vermelho cereja, azul royal, verde oliva, ameixa roxa/berinjela, rosa claro. Muitos laços, colour block, transparências, meias calças coloridas, luvas, tons terrosos e saias rodadas. Embora as passarelas ainda ditem moda, cada vez mais as tendências são particulares, livres e sustentáveis.


OBSERVANDO O TURISMO

Implantado pela Secretaria de Turismo e com respaldo técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi lançado na última semana o Observatório do Turismo de Gramado no Hotel Villa Bella. Disponível no www.gramadoinesquecivel.tur.br/observatorio, estão todos os dados relacionados ao fluxo turístico no município, geração de empregos, serviços, datas mais movimentadas, etc. No primeiro boletim estão reunidos dados anuais de 2019 a 2023. A partir de 2024, a ideia é trazer informações mensais do turismo para os interessados em acompanhar, investir ou monitorar a evolução do setor para embasar planejamento, decisões empresariais e a construção de políticas públicas de um dos destinos mais procurados do país.


ESPUMANTE COM COLÁGENO

A mulherada agora tem desculpa das boas para brindar sem culpa. A primeira bebida com espumante e colágeno marinho desenvolvida no Brasil chega ao mercado. Com coloração rosada, aroma sofisticado e frutado, a Roses Wines Collagen é uma bebida funcional elaborada na Serra Gaúcha e tem formulação única e exclusiva pesquisada por mais de dois anos pelo casal de farmacêuticos João Paulo Jornada e Renata Roses da Harmony Farmácia de Porto Alegre. A novidade segue a tendência mundial do consumo em produtos fitness, de baixa caloria, saudáveis e funcionais do mercado da beleza e estética, que cresce a cada ano no Brasil. Tem garrafa de 750ml e lata. A comercialização é pelo site ou Instagram da marca: www.roseswinescollagen.com.br Em Porto Alegre a exclusividade é da Pacific Vinhos, mas em breve chegará as melhores casas de vinhos do Brasil.


TVE 50 ANOS

No mês em que a TVE/RS celebra seu meio século de existência, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realiza exposição em homenagem à emissora, destacando seu papel social e suas memórias na televisão pública dos gaúchos. Com entrada gratuita, a mostra poderá ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 19h até o dia 13 de julho. Dividida em dois pilares: “Memórias” e “Programação”. Em “Memórias”, s ão destacados momentos importantes na história da TVE e as pessoas envolvidas nessa trajetória, enquanto o eixo “Programação” apresenta itens dos acervos e cenografia que remetem aos programas da emissora, permitindo que o público vivencie esse universo.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Captura-de-Tela-2024-03-11-às-22.57.17-1024x245.png

Batizada de Varanda Espaço de Eventos, No Hotel Buona Vitta, uma nova o pção receberá encontros sociais e corporativos em Gramado. Na próxima quinta, dia 4, profissionais de evento visitarão o espaço e apreciarão a mostra de vestidos de noivas de estilistas como Eduarda Galvani, Sandra Ferraz, Sergio Pacheco, Solaine Piccoli, Veiga Lima & Gatelli e Valentina Torres.


Começa na quarta, dia 3 e termina no domingo que vem, dia 7, a 20ª SP-Arte, a maior feira de arte e design da América Latina em Sampa. A feira, que reúne renomadas galerias, já é conhecida como peça-chave no desenvolvimento do cenário artístico brasileiro.


O Festival Turá tem tudo para lotar novamente o Anfiteatro Pôr-do-Sol nos dias 25 e 26 de maio. Anota aí algumas das divinas estrelas que estarão no palco: Lulu Santos, Ney Matogrosso, Nação Zumbi, Alcione, Djavan, Bayanasystem, Adriana Calcanhoto convida Ruben, Nando Reis… Vai perder?


CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.