Ele ganhou o Prêmio Minuano em 2024 na categoria poesia com o Porto Alegre Blues. A obra é um poema de livro inteiro, de uma só estrofe, que acompanha o despertar de um homem no centro de Porto Alegre, numa madrugada de inverno, e logo sua caminhada até o amanhecer pela Rua da Praia. Este ano, Pedro Gonzaga acaba de lançar A deposição das armas, um livro composto por 57 poemas em dísticos.

O autor gaúcho de Porto Alegre, que está vivendo em Buenos Aires desde 2022, além de poeta é tradutor e professor de literatura. Editado pela Isto – Edições, o lançamento de 2025 tem versos sofisticados e de alta complexidade sem deixar de serem marcados por um léxico descomplicado. A memória da infância, a paisagem e o cotidiano da cidade portenha, a metapoesia, o erotismo, são alguns dos temas abordados de forma cirúrgica por Pedro.

O poeta define sua mais recente obra “como esboços da provisória minuta de um armistício – superadas as ideias de vitória e de confronto -, são a busca por uma nova e humilde comunhão para além das colinas fumegantes.” Em busca de uma utópica paz poética, o escritor escreve versos como os que seguem:

“(…) na manhã portenha o poema fracassa/tenta ser três mentes ao mesmo tempo//estar entregue à contemplação ativa/imaginar um universo de seres e símbolos//escrever-se enquanto cruzo o parque las heras/num mundo de dólares varizes e calorias//e o insuperável milagre da consciência/minha de outros – alheias//o poema registra tudo o que reluz ao redor/inclui eu estar poeta depois de semanas//a humildade de saber que caminhar/é o mais antigo método de escrita// Pedro diz – a verdade é um troféu/uma forma perfeita dada à oxidação.”

Além de professor e tradutor com mais de 20 obras vertidas para o português, Pedro traz em seu currículo um doutorado em Letras pela UFRGS e é cronista do Portal Sler e do Estado da Arte, blogue do Estadão. Ainda, ministra oficinas de criação literária em narrativa e poesia. Quem quiser adquirir o livro pode acessar o site www.istoedicoes.com.br.

Susana Vernieri, jornalista, poeta e escritora

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.