Diversão & Arte

A Sbørnia Kontra`Atracka

Protagonizado por Hique Gomez e Simone Rasslan A Sbørnia Kontra`Atracka fica em cartaz no Theatro São Pedro até 29 de janeiro. Um clássico do verão gaúcho, o espetáculo Tangos e Tragédias encheu por semanas a plateia do TSP durante 36 anos. Em 2023, a continuação da saga sborniana, abriu temporada com apresentações de sexta a domingo. Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan) apresentam as canções e causos sbørnianos com convidados especiais: o Professor Ubaldo Kanflutz (Cláudio Levitan), reitor das Universidades de Ciências Fictícias da Sbørnia, MenThales (Tales Melati), o tocador de gaita-foles e hipnotizador das montanhas da Kashkadúnia, Pierrot Lunaire (Gabriella Castro). Entre as novidades, o Lest Sborniani Korhal, formado pelo Coral Jovem da Orquestra Villa-Lobos, projeto artístico social da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, na periferia da zona leste de Porto Alegre. O espetáculo já circulou em 10 cidades gaúchas e eventos corporativos.

Foto: Nilton Santolin

Mario por Sergius

Sergius Gonzaga analisa produção do gênio literário Mario Vargas Llosa no Instituto Ling em três encontros que acontecerão dias 17, 24 e 31 de janeiro. O mestre, escritor e coordenador de literatura e humanidades da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre apresentará um amplo painel sobre a produção do autor a partir de três obras distintas. São elas: A Cidade e os cachorros, Pantaleão e as visitadoras e O paraíso na outra esquina. A atividade estreia a programação de cursos de verão do Ling e acontece sempre às terças-feiras, às 19h. As vagas são limitadas e as matrículas custam R$ 258 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440). Em cada encontro será analisado um livro diferente do autor: Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br. Conheça o programa:

17/01 – Um romance de formação: A cidade e os cachorros (traduzido primeiramente como Batismo de fogo)

24/01 – A surpresa do humor: Pantaleão e as visitadoras

31/01 – A narrativa histórica: O paraíso na outra esquina

Diz que eu ainda existo

A montagem Diz que eu ainda existo, dirigida por Zé Adão Barbosa e Rafael Dorneles integra a programação do Porto Verão Alegre 2023, e tem apresentação nos dias 19 e 20 de janeiro, no Teatro de Arena. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através do site do festival. Adaptada da obra de Tennessee Williams Lembranças de Bertha o roteiro passeia por uma análise psicológica que fala de rotina, conflitos e diferentes gerações. As subtramas expõem temas como saúde mental e prostituição entre essas mulheres traçam um paralelo da montagem ambientada no subúrbio de Porto Alegre na década de 40, com a sociedade contemporânea. A peça também amplia o conhecimento sobre o escritor e dramaturgo americano. Quatro mulheres. Quatro gerações. O mesmo destino. O cenário da história é em um quarto na Avenida Farrapos, famosa zona de prostituição da cidade, próxima ao Cais do Porto, onde Bertha, uma prostituta corpulenta, está deitada inquieta, remoendo seus possíveis erros. Goldie, uma mulher fria, amarga e dona do lugar, e que reconhece muito bem como vai ser a trajetória de cada mulher que trabalha no prostíbulo. Dentre elas, Lena, a mais atraente, sensual e lucrativa de todas, mas que não consegue esconder sua melancolia de ser. E no meio de todo o caos, encontramos uma Menina, pequena, ingênua e curiosa. Sem ter a noção de que futuramente fará parte daquele mesmo grupo.

O Teatro de Arena fica na Av. Borges de Medeiros, 835, Centro Histórico de Porto Alegre, e a apresentação dura: 45 minutos e tem limite de idade de 14 anos. Saiba mais no https://portoveraoalegre.com.br / https://ingressos.portoveraoalegre.com.br/diz%20que%20eu%20ainda%20existo.

Drink and Draw

Foi batizada de Drink and Draw a oficina de desenho e happy hour que se realizará no Instituto Ling em duas edições com os artistas convidados Carla Barth (18/1) e Gustavo Assarian (8/2), que vão conduzir os encontros. Entre uma degustação e outra, os participantes irão desenhar dentro da temática proposta: “Memórias de um verão”. Em parceria com a Cervejaria Fil, o Instituto Ling receberá duas edições da experiência. Os encontros se realizarão nas duas quartas-feiras, das 19h às 21h30min. As inscrições, com vagas limitadas, podem ser feitas separadamente, no valor de R$ 140 para cada experiência, no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440). Estão inclusos os materiais para a aula, a cerveja e um tira-gosto. Carla Barth é artista e ilustradora; Gustavo Assarian é artista visual com formação no bacharelado do Instituto de Artes da UFRGS, onde cursa também o mestrado em Poéticas Visuais.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.