Um espaço inédito para discutir, desenvolver e utilizar o teatro como ferramenta de autoconhecimento irá abrir suas portas no próximo mês em Canela. Sob o comando da atriz e diretora Lisiane Berti (capa), o Estúdio de Pesquisa Teatral ficará à Av. Visconde de Mauá, 641, Centro, e será o primeiro no Rio Grande do Sul com foco exclusivo em pesquisas em arte. “Não temos como objetivo único formar artistas. O que queremos é nos envolver em processos de criação capazes de nos desafiar e alterar nossas possibilidades no mundo, formando pessoas melhores, fortalecendo nossa identidade e resgatando nossa autoestima“, explica Lisiane.

A ideia surgiu do curso intensivo ‘O Ator e Sua verdade‘, que a diretora ministra desde 2011, onde a proposta é fazer o ator não “representar” e sim “apresentar”, primeiramente organizando e trabalhando suas emoções, para só então criar e recriar as emoções de um personagem. A cada ano, cada um dos professores e pesquisadores terá a liberdade de iniciar, continuar ou encerrar sua pesquisa na sua área de atuação, com o público-alvo que lhe convém, dentro de um embasamento teórico. Para registrar os resultados, o Estúdio de Pesquisa Teatral irá publicar uma revista anual.

O espaço abre suas portas oficialmente em março, mas as inscrições para os cursos já podem ser realizadas. Até agora são 11 modalidades confirmadas, incluindo a pós-graduação em Artes Cênicas do Grupo Educacional CENSUPEG e cursos gratuitos. Mais informações através do e-mail estudiocialisiberti@gmail.com.

Fotos: Sergio Azevedo

CategoriasSem categoria