P

Pé na Porta com Alice Urbim estreia no YouTube e recebe personalidades que souberam se reinventar

Chama-se Pé na Porta com Alice Urbim o novo canal do YouTube, onde a jornalista e multitalentosa comunicadora recebe figuras incríveis que compartilham da sua mesma coragem: a de dar um pé na porta nas adversidades que a vida e a idade impõem e reinventar a própria existência.

No primeiro programa é a própria Alice quem fala sobre seu momento atual para a escritora e jornalista Mariana Bertolucci, que ao lado dos sócios Diogo Zanella e Rodrigo Gruner assina a produção e comunicação visual do projeto. Já foram ao ar entrevistas com o fotógrafo, diretor e roteirista Gilberto Perin, a atriz e bailarina Fera Carvalho Leite, e a artista e fotógrafa Angela Santos, a Nega Angela. Entre as convidadas e convidados que vêm por aí personalidades como Esther Grossi, Katia Suman e Ricardo Bueno.  

O programa dura cerca de uma hora e é transmitido semanalmente em seu canal no YouTube: www.youtube.com/@aliceurbim

Aos 71 anos, a mãe de Glauco e Emiliano e avó de Miguel, Catarina e Cora, filhos e netos do escritor e jornalista Carlos Urbim, estreou como palestrante em grande estilo e repercussão, como de hábito ao longo de sua carreira: ela foi uma das atrações no TEDxLaçador em outubro último e deu um pé na porta do etarismo, arrancando aplausos efusivos da plateia e elogios rasgados nas redes sociais. Nos ensinando que recomeçar não é uma questão de idade e sim de valentia de seguir disposta a abrir caminhos e desafiar rótulos. Ela nos prova que experiência e maturidade também fazem parte da revolução.

“A saída é construir novas conexões a partir de novas experiências, fazer o que tu nunca fez e ser uma eterna aprendiz.”, explica Alice.

Quem conhece Alice sabe que ela é uma mulher decidida, enfática, intensa, cheia de energia e apaixonada pela vida, a arte e a cultura e uma craque quando o assunto é comunicação. Não por acaso, foram mais de 50 anos dedicados intensamente ao audiovisual brasileiro.

A primeira curva começou aos 17 anos, quando a recém-formada na Escola Normal virou professora primária. Aos 21, trocou a sala de aula pela redação como repórter nos anos 70, no Jornal HOJE, trabalhando como produtora na Televisão Gaúcha, em preto e branco. Executiva do Grupo RBS durante 20 anos liderou equipes, criou e coordenou programas emblemáticos da televisão gaúcha e dirigiu grandes coberturas de entretenimento como o Planeta Atlântida, Desfile das Escolas de Samba de Porto Alegre, a minissérie Incidente em Antares da Rede Globo.

Foi a idealizadora dos programas Curtas Gaúchos, Histórias Curtas, Patrola, Anonymus Gourmet,  entre outros na RBS TV, afiliada da Rede Globo. É referência nacional quando o tema é televisão regional, representou o Brasil em conferências nacionais e internacionais de televisão, desenvolveu projetos de formação para jornalistas e treinamentos para repórteres e apresentadores como o Projeto Caras Novas. Uma boa parte da turma que assistimos por aí hoje fazendo jornalismo televisivo de qualidade, aprendeu com ela. Professora na PUCRS, coordenou as disciplinas de Televisão por 8 anos. Como executiva da área de Entretenimento e Programação da RBS TV, recebeu o Prêmio de Melhor Liderança Regional da TV Globo, entre 118 emissoras afiliadas.

Hoje Alice navega em novos mares da comunicação embalada pela própria experiência e trajetória pessoal. Com a mesma curiosidade e dedicação da produtora novata dos anos 70. Porque já está acontecendo, seu objetivo já está em prática: influenciar e inspirar pessoas maduras na ideia de que viver, realizar e transformar, além de ser saudável, é prazeroso em qualquer fase da vida. Mais do que isso: é a única saída.

Foi em 2019, que ela iniciou estudos que mudaram sua forma de pensar e viver, passando por temas como Teoria Feminista, Neurociência, Psicologia Positiva e Palhaçaria Terapêutica. Hoje, misturando todo esse conhecimento com sua bagagem profissional, Alice compartilha histórias de superação — do bullying na adolescência, do luto pelo companheiro, do luto da mãe e do pai, de duas doenças graves e do preconceito etário. Em 2025, ela ainda palestrou no Empreender 40+.

Nas palestras, o clima é de escuta e acolhimento, unindo duas forças poderosas: a experiência e a esperança. Afinal, como ela diz; “o tempo que se tem pela frente é menor do que o que já ficou para trás”.

O programa dura cerca de uma hora e é transmitido semanalmente em seu canal no YouTube: www.youtube.com/@aliceurbim

CategoriasSem categoria
  1. Maria Alice Ripoll says:

    “… inspirar pesoas maduras na ideia de de que viver, realizar e transformar, além de saudável, é prazeroso em qualquer fase da vida.”
    Coragem e liberdade de criar , inovar, sem limite de idade. É isso aí. Obrigada Alice pelo ‘ Pé na Porta’! É Pe na Porta do preconceito.
    Mariana Bertolucci na acolhida ampla, geral e irrestrita à cena cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.