A Beatlemania recebe mais um impulso neste final de semana no Brasil, depois da recente turnê de Paul McCartney pelo país. De sexta (17) a domingo (19), artistas de Liverpool (Inglaterra), Argentina, Rio de Janeiro, Florianópolis e do Rio Grande do Sul sobem ao palco da Beatle Weekend, realizada às margens do Lago São Bernardo, na charmosa São Francisco de Paula, na serra gaúcha. A escritora e irmã de John Lennon, Julia Baird, integra o grupo inglês, que traz ainda Bill Heckle, um dos donos do The Cavern Club, e artistas das duas bandas residentes da famosa casa onde os Beatles começaram a carreira. A dupla promete contar bastidores, autografar livros e discos e conversar com o público.

Além das atrações britânicas, a programação apresenta bandas que já tocaram em Liverpool, como a argentina Nube9, Sonido Club (SC), Blue Beetles e Gui Lopes e banda (RJ) e Nelson & Os Besouros (RS). A valorização dos talentos locais inclui bandas de São Chico, o coral da cidade e o espetáculo de dança Memórias Beatles, do grupo Andanças de Taquara, cidade vizinha. São Chico foi escolhida para ser cidade irmã de Liverpool! O idealizador do projeto, e do evento, é o médico Carlos Chaves, que há 20 anos representa o Cavern Club no Brasil. O trabalho filantrópico de divulgação da arte musical brasileira na Inglaterra já transformou em 2004 o Rio de Janeiro em cidade irmã da terra dos Beatles.

Seria São Chico a cara de Liverpool na serra gaúcha? (Divulgação)
Seria São Francisco a cara de Liverpool? (São Chico Beatlle Weekend / Divulgação)

Hospedagem e gastronomia

Durante  evento, o restaurante Ana Terra do Parador Hampel estará pronto para atender aos visitantes, que desejem experimentar uma das mais conhecidas cozinhas de São Chico, executada pelo chef gaúcho radicado em São Paulo Marcos Livi. O café da manhã (R$ 40), regado a produtos caseiros especialmente preparados pela equipe local, é servido diariamente até as 11h e pode ser seguido de um passeio pela área de mata, trilhas e cachoeiras. O almoço (R$ 70), sempre com reservas, também é opção para os hóspedes e visitantes do evento, e tem uma programação para cada dia.

Nesta sexta, o menu degustação terá mignon suíno, já no sábado o espaço estará recebendo os amantes da feijoada da Dona Ináh. Para o último dia, a casa oferece seu tradicional assado A Ferro e Fogo, no pátio. O projeto realizado todos os domingos faz um resgate da rústica cozinha do Sul, promovendo muita beleza cênica com carnes, legumes e frutas sendo lançadas ao fogo em materiais simples, como grelhas, gaiolas, panela de ferro, lenha, carvão e muita disposição.

Fotos: Parador Hampel / Divulgação