Durante o Acampamento Farroupilha, o projeto Turismo de Galpão promove o 1º Festival Comida de Galpão, que oferece opções gastronômicas da culinária campeira preparadas por criativos cozinheiros de Porto Alegre. Estivemos no espaço na última semana para saborear um jantar realizado pelos chefs Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora, a convite da churrasqueira Clarice Chwartzmann. A ideia era mesclar memória afetiva e autenticidade da culinária gaúcha com diferentes técnicas contemporâneas.

O que experimentamos foi uma inusitada explosão de sabores. A salada surpreendia pela beleza, unindo Pancs – as plantas alimentícias não convencionais -, flores, raízes e legumes assados na brasa, além de diferentes tipos de picles. Tudo isso para abrir espaço para o arroz com cordeiro e, claro, o delicioso churrasco. Na sobremesa, teve a tradicional ambrosia, o arroz de leite, que ganhou um toque de bergamota, e pudins, com avelãs e coco.

O projeto da Secretaria de Turismo da capital gaúcha é realizado no Acampamento Farroupilha desde 2013, abrindo as portas de piquetes parceiros na oferta ao público de oficinas e atividades ligadas às tradições gaúchas. O Festival Comida de Galpão tem parceria com Clarice, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, que tem promovido a gastronomia e a tradição gaúcha pelo país em cursos de churrasco para mulheres. (LH)

salada-pancs
Salada com Pancs
rodrigo-bellora
Rodrigo Bellora dá um toque final na entrada
lf-clarice
O secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e A Churrasqueira
espaco-turismo
O prefeito José Fortunati e o secretário entre os chefs
churrasco
A estrela de todo o churrasco
carlos-kristensen
Carlos Kristensen

Fotos: Fernando Kluwe Dias

CategoriasSem categoria