Em 2017, a Opus Promoções ampliará seu envolvimento com a cultura. A empresa, que começou suas atividades produzindo e promovendo eventos em Porto Alegre, atualmente também administra oito teatros que são palcos culturais no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Agora, com 40 anos, a instituição prepara-se para o lançamento de seu novo projeto: a Escola da Opus. “Nos orgulha o desafio que temos pela frente. Além de promover e produzir cultura, é chegada a hora de impulsionar para que novas plateias e novas gerações façam parte da formação do desenvolvimento deste novo ato que se escreve em nossa história que representa o futuro de nosso país”, avalia Carlos Konrath, presidente da Opus.

O empreendimento pretende ampliar o envolvimento de crianças com a arte e aproximá-las do universo do teatro, desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe e criatividade. Direcionada para públicos de 6 a 12 anos, a escola oferecerá aulas regulares de improvisação, dicção, vocalização, desinibição e oratória, criação e desenvolvimento de cenas, conhecimento e expressão corporal, além de montagem teatral. O projeto ainda terá oficinas cênicas para atender públicos de outras idades com atividades de criação de cenários, roteirização, iluminação e sonorização, apresentação para televisão e rádio, stand up, teatro musical, fotografia, dança e técnicas circenses.

Com amplo conhecimento no cenário artístico brasileiro, a Opus promoverá encontros entre veteranos do teatro e alunos, convidando artistas para ministrarem palestras e outras atividades na escola. Além disso, a empresa promoverá seus estudantes, dando espaço para que eles mostrem suas habilidades nas audições de novas produções culturais assinadas pela produtora. A iniciativa ainda pretende otimizar o uso dos teatros brasileiros: o Teatro do Bourbon Country será a sede principal da escola, e outras aulas também serão realizadas no Auditório Araújo Vianna e no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Após o início das atividades no Rio Grande do Sul, a empresa pretende replicar o modelo nas casas de espetáculos que a Opus administra em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Natal e Recife.

A iniciativa é gerida pela bailarina e administradora Julia Cordova, coordenadora de Negócios da Opus Promoções. “No meio artístico, se diz que o melhor professor é o palco. Dentro da nossa proposta, os alunos terão a possibilidade de vivenciar o palco e outros aspectos envolvidos em uma produção na sua rotina de aulas. Isso proporciona um envolvimento maior das crianças com a cultura, pois elas terão noção do processo do início ao fim”, explica. As matrículas devem ser abertas ao público em dezembro.

opus-oficina
Workshop de clown ministrado por Nestor Monasterio para jovens do Ballet Cultuarte, de Alvorada, no palco do Araújo Vianna (Opus Promoções / Facebook))
CategoriasSem categoria