DUDU ALVARES

Aos 77 anos, Dudu Alvares vive um momento especial: está prestes a ver seu casarão da Independência, 936, de portas abertas. Perguntei como ele se sente: “Me sinto tranquilo porque eu fiz isso durante 42 anos”. No comando de casas noturnas como o Chez Dudu, Bond`Eu, Beliskão, Encouraçado 936, Ovo de Colombo, Cord e Sthude Bar, o eterno Rei da Noite recorda do tempo em que era anfitrião madrugadas a fio: “O gaúcho gosta de ser cuidado, de atenção. Sempre tive liberdade para atender as pessoas na noite e sou amigo dos meus clientes. Dono de boate não pode competir com a clientela, tem que ser neutro. Como nunca bebi, meu papel sempre foi deixar a clientela segura.” Se ele estará de vez em quando no Encouraçado Hall? É claro que sim.

O que é pior, falhar ou nunca tentar?

Tenho um projeto de um café museu, eu não canso de tentar. As pessoas não têm coragem de tentar, pois não sabem se vai dar certo, mas tem que fazer. Se atirar de ponta cabeça, acreditar e o principal: trabalhar muito.

Quais as desvantagens do mundo em que vivemos?

Muita malandragem e gente querendo se dar bem. Não acho mais complicado do que antigamente, mas em qualquer tempo tem que ter perseverança. Apareceu muita coisa moderna que são objetos de desejo. Tem que cuidar e respeitar, principalmente das pessoas.

Quando tiver 80 anos o que será mais importante para você?

Não dou importância para ter 80 anos. Eu me cuido. Aos 80 corremos mais riscos, mas temos que nos cuidar sempre. Tem que ter disciplina.

FERNANDA LIMA

Ela não abre mão de uns diazinhos na casa da mãe em Atlântida, quando a família toda se reúne em torno da Dona Teca e os irmãos e primos matam as saudades. O que não falta para a gaúcha Fernanda Lima é personalidade. Formadora e dona de uma opinião franca sobre muitos temas, a canceriana se divide entre a rotina em Portugal e a agenda de trabalho no Brasil. Casada com Rodrigo Hilbert, é mãe dos gêmeos João e Francisco e da caçula Maria Manoela, Fê é caseira, curiosa, observadora, pratica yoga diariamente e gosta de estar cercada dos filhos e amigos.

É boa a liberdade para fazer teu conteúdo na internet, né?

Liberdade é bom em qualquer contexto. Sou livre e dou liberdade. Em relação a minha vida profissional. Fui livre na MTV e na Globo. Agora, sem contrato com nenhuma emissora, não tenho que submeter minhas ideias a ninguém, o que me deixa mais livre ainda para pensar e criar. Porém, menos livre no sentido de que tenho que escrever, produzir, gravar e editar. Parece simples, mas consome bastante.

O que você não abre mão de comunicar como formadora de opinião?

Os assuntos que trago como pauta dos meus trabalhos orbitam em torno do que gosto de estudar e de conversar, que fazem parte de nossas vidas em geral: relacionamento, infância e adolescência, direitos, espiritualidade, saúde… E claro, fuçar na vida de pessoas que considero interessantes pelo seu ofício ou opiniões.

O que a Maria te ensina nessa maternidade em um momento tão diferente dos gêmeos?

A Maria me ensina que preciso ser sincera com ela, que se eu explicar as coisas antes e prepará-la para o que vai acontecer, ela entende e colabora. Que quem precisa de maturidade na relação são os adultos e não as crianças, que ela não precisa ser castigada para aprender a não repetir o que faz de errado, pois entende com diálogo e acolhimento. Ela me ensina que preciso respeitar o tempo dela de se acostumar a um novo ambiente ou um novo amigo. Que não precisa beijar alguém que não conhece se ela não está à vontade. São tantos ensinamentos. Tantas trocas. Estou sempre aprendendo.

Conta um defeito do Rodrigo?

Rodrigo não tem defeitos (risos).

NOTAS DA SEMANA

A sereia do bolo (I)

O maior templo da boemia e da música porto-alegrense reabrirá na Avenida Independência, 936. Uma das casas noturnas mais emblemáticas da cidade voltará rebatizada de Encouraçado Hall. Com releitura da sereia símbolo — desenhada por Ziraldo — será uma versão contemporânea e bacana dos icônicos Encouraçado Butikin, criado por Ruy Sommer em 1965, depois sob a batuta de Schullas Nonnenmacher e Encouraçado 936, pilotada pelo eterno Rei da Noite Dudu Alvares, a partir de 1981. O revival nasceu da amizade de Eduardo Alvares Filho e do casal Ricardo e Sofia Teixeira. Apaixonados por música, pelos encontros e as boas histórias, o trio quer devolver para a cidade um lugar charmoso, autêntico e com boa música.


A sereia do bolo (II)

Com capacidade para 300 pessoas em três ambientes que receberão gente animada e um público maduro que não tem onde dançar e curtir boa música. Haverão palcos para bandas maiores, formações pockets e a sereia do bolo, ops cereja, um Bar de Audição, tendência mundial. O arquiteto Mário Englert já começou a reforma do casarão. A ideia é falar do futuro e das atrações da casa valorizando o célebre passado, onde figuram nomes como Vinicius de Moraes, Elizeth Cardoso, Nara Leão, Chico Buarque, Gilda Marinho, Luis Fernando Verissimo, Maria Bethânia, Dorival Caymmi, Josephine Baker e Richard Gere… A nova marca é assinada pelo diretor de arte Rodrigo Gruner, do Estúdio Telescópio, que criou a identidade visual e a versão atualizada da sereia.


España y libros

A Cônsul Geral da Espanha em Porto Alegre Laura Corchón Letosa e o Diretor do Instituto Cervantes Luis García Montero receberão na quarta (21) às 18h30min um seleto grupo de 80 pessoas na inauguração da Biblioteca Rosa Chacel, do Instituto Cervantes de Porto Alegre (Rua João Caetano, 285). A diretoria espanhola do Cervantes prestigiará em peso a ocasião que terá recital da pianista Sheila Blanco. Rosa Clotilde Chacel Arimón (1898-1994) foi uma escritora espanhola da geração 27, como muitos intelectuais contemporâneos, após a Guerra Civil de 1936 foi exilada, época em que criou boa parte da sua obra. De escrita simples e personagens complexos, a narrativa de Rosa era conectada com o seu tempo.


Osvaldinho se despede

Os sócios Cecília Capovilla e Duda Etchepare se despedem hoje dos amigos e clientes do bar queridinho do Bom Fim. Aberto desde novembro de 2020, o Osvaldo vai deixar muita saudade, mas os habitués do boteco cheio de charme, estilo e cerveja gelada não perdem por esperar. Em breve a coluna anunciará os novos projetos da dupla e claro do parceiro de balcão e autor dos melhores drinks, Christian Nonnenmacher.


Bravo, Ibrahim!

Atenção, panteras, panterinhas, bonecas, deslumbradas e apreciadores do jornalismo e da história, Ademã – A Vida e as Notas de Ibrahim Sued é imperdível. Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle e Isabel Sued Perrin, o documentário (GloboPlay) conta a vida de um dos maiores jornalistas do país e criador do colunismo social, que vai além da cobertura social e destaca temas relevantes do cotidano. Foram chanceladas em seus espaços expressões como “pretinho básico”, “Casal 20”, “Cavalo não sobe escada” e “Ademã que eu vou em frente”. Pérolas inventadas na piscina do Copa, onde ele vivia em busca dos furos de toda ordem. Foi o único brasileiro convidado para a coroação da rainha Elizabeth, estava no Palácio do Catete quando Getúlio cometeu suicídio e foi tema de samba-enredo em 1985. Entre as personalidades do doc: Pierre Cardin, Omar Shariff. Naji Nahas, Gastão Wallauer e os jornalistas Roberto D´Avila, Elio Gaspari e Ricardo Boechat, os dois últimos pupilos do mestre.


Alma Negra

O Afro-Sul Odomode, umas das principais instituições que fomenta a cultura afro-brasileira no país, abre as comemorações de seus 50 anos em 2024 com uma homenagem emocionante no Carnaval de Porto Alegre. Com o tema “Alma Negra, um pedaço de África no Afro-Sul do Brasil”, a Realeza contará a história do grupo de música, dança e iniciativas sociais, criado pelos mestres Paulo Romeu e Iara Deodoro, com samba enredo assinado pelo humorista e compositor Marcelo Adnet. Paola Deodoro, leia-se Marie Claire, reuniu grupo de amigos para desfilar em uma das alas do sábado no Porto Seco.

BÁ ACONTECE

Aliás, o racismo porto-alegrense não cansa de nos envergonhar em rede nacional. Lamentável… Sem palavras.


A Austrália introduzirá leis que dão aos trabalhadores o direito de ignorar chamadas e mensagens injustificadas dos chefes fora do horário de trabalho, multando os empregadores que violarem a regra. Leis semelhantes já vigoram na França, Espanha e outros países da União Europeia. Se a moda pega por aqui, muito gestor assediador teria vida curta na máquina pública e na privada. Né, pessoal?


Será nos 15, 16 e 17 de outubro o maior evento do Mercado Imobiliário da América Latina. O CIMI360 Imob Marketplace será no Distrito Anhembi, em São Paulo, e reflete uma visão completa do mercado imobiliário, com mais de 670 horas de oficinas e 96 temas, ministrado por instrutores experientes. Heitor Kuser e Rodrigo Bendelá, da 3K, são os criadores do evento e Osvaldo Perrenoud, o Diretor de Iluminação e Vídeo.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.