A

Arte festeja o fim dos 250 anos de Poa

Tem dupla nova de artistas visuais chamando atenção dos olhos atentos e que apreciam arte. Os empresários Maria Eduarda Comas e Daniel Matte Giacoboni alçaram novos voos criativos durante a pandemia e decidiram levar mais a sério seus dons para as artes plásticas. Dada, como é chamada, investe em seu talentoso olhar fotográfico e Daniel na criação de belíssimas gravuras em nanquim. Ambos apostaram nas homenagens à cidade natal, Porto Alegre, que comemora seus 250 anos em 2022.

Administradora de formação à frente da empresa pioneira de alimentos congelados Aninha Comas, a gaúcha e empresária Maria Eduarda é fã de viagens, arquitetura e arte. Seu trabalho instrumentaliza a geometria por meio da fotografia para descobrir perspectivas inusitadas, tanto no cotidiano, quanto em lugares icônicos ao redor do mundo.

Sob a criteriosa curadoria do pai, o arquiteto Carlos Eduardo Comas, um dos responsáveis pela exposição Latin American in Construction no MoMA, a série destaca as perspectivas geométricas de um marco da arquitetura moderna na cidade, o prédio da Fundação Iberê Camargo. Situado na orla da capital gaúcha, o projeto do arquiteto português Álvaro Siza, que completa 90 anos em 2023 e assinou um símbolo de um novo olhar da capital gaúcha para a sua mais bonita e natural obra de arte: o pôr do sol do Guaíba. Dois trabalhos dessa série foram selecionados para o 17° edição do Salão Internacional de Artes, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de dezembro, em Portugal.

Também porto-alegrense e administrador formado pela PUCRS Daniel especializou-se em restauração de telas, papel e molduras na Medici Firenzi, no norte da Itália, onde foi morar em meados dos anos 90, participando de inúmeros trabalhos na Europa. Por aqui, entre outros trabalhos significativos, foi um dos restauradores da fachada e do Salão Nobre, do prédio histórico da Faculdade de Medicina da UFRGS em Porto Alegre.

De volta ao Brasil, consolidou-se como empresário empreendeu na primeira e mais bacana champanharia de Porto Alegre, a Ovelha Negra, além de ser sócio da Bella Vista Artes e Molduras, em Porto Alegre, tradicional loja de artes com mais de 30 anos de mercado, tornando-se uma referência em vendas e restauração de obras. Hoje está focado nas restaurações de quadros e na criação de gravuras, com diversos temas, além da administração e consultoria que presta na sua loja. Sua última inspiração veio em forma de uma série de gravuras com lugares emblemáticos e cartões postais de Porto Alegre.

Todos os trabalhos podem ser encontrados na Bella Vista Arte e Molduras (Rua Anita Garibaldi, 146 – Telefones: (51) 3332.5154 e (51) 99624.4860), e também nos sites www.bellavistamolduras.com.br e

www.mariaeduardacomas.com.br.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.