F

Fabrício Boliveira, o Roberval de Segundo Sol, interpreta cantor Simonal no cinema

Fabricio Boliveira como Simonal

Imagine a cena: o artista canta para a plateia, abarrotada de gente. No auge do refrão, declamado na ponta da língua pelo público, o cantor retira-se do palco, passa direto pela coxia, desemboca no saguão principal do teatro, cruza a porta da frente, atravessa a rua e apoia-se no balcão do boteco vizinho; pede seu cafezinho, sorve-o sem pressa, pendura a conta, faz o caminho inverso e retorna ao palco, retomando a condução da massa, que não perdeu o ritmo, nem calou o gogó em momento algum.

A cena, real, foi protagonizada por Wilson Simonal (1938–2000), cantor que, nas décadas de 1960 e 1970, hipnotizava os brasileiros com um suingue exalado de sua garganta em forma de vozeirão, que tomava conta do corpo todo de quem o estivesse ouvindo — e que, pouco tempo depois, foi relegado ao ostracismo, acusado de ser delator de colegas de esquerda para à ditadura militar. Ele é o foco do filme “Simonal”, de Leonardo Domingues, diretor que escolheu para interpretá-lo um ator à altura do personagem em talento: Fabrício Boliveira. Revelando sobre o trabalho em “Simonal”, Fabrício Boliveira acaba demonstrando o ator, o cidadão e o ser humano que é:

“Essa cena do teatro, que foi um plano sequência (sem cortes, filmada direto), representava uma grande dificuldade para mim”, ele confessa. “Como é que eu ia manter o público naquela energia do começo ao fim?”, indagou-se. “A cena fala de um maestro e de um público também. Foi um dia de filmagem em que fiquei bastante concentrado, empenhado em manter a plateia quente. Virei praticamente um animador de auditório (risos) batia palma, conversava com a plateia. Senti felicidade em fazer essa cena e me coloquei em um lugar de artista diferente, que não é o meu. Até hoje encontro figurantes que participaram do trabalho e que comentam comigo como foi mágico aquele dia”.

Foto: Agência Gaúcha de Fotografia.

“Simonal está no meu DNA!”

Boliveira foi chamado para viver Simonal porque o diretor queria um “algo a mais” para o personagem. “Se o Léo chamasse um cantor, talvez fosse mais fácil para ele — menos uma coisa para se preocupar”, brinca Fabrício. “Mas, durante todo o processo, saquei que ele queria ressaltar o lado humano do Simonal, o que me deu a possibilidade de elevar meu trabalho de ator”. Sobre os trejeitos e maneirismos característicos do cantor, Fabrício é enfático. “A preocupação em imitá-lo foi zero, até porque correr atrás de um virtuosismo ou tentar cantar e dançar como ele seria absolutamente ridículo. Melhor então ver o original, no YouTube, ouvir seus discos…”

Ao contrário, o Simonal de Fabrício quer pegar o espectador pela mão por outras vertentes — as mesmas que o conquistaram e que o levaram a atuar de forma orgânica, despreocupada e natural.

“Preferi focar no conteúdo, não na forma. Acabei descobrindo que aquele cantor que conhecia da tevê, das histórias, de quem já era fã, é praticamente um ancestral meu até porque todo o artista negro desse país está conectado com Simonal de alguma forma. Simonal está no meu DNA! Se hoje eu faço uma novela das nove, é porque um dia Simonal foi rei. Um reinado que lhe foi tirado. Ele incomodava muito por ser negro e ter sucesso. E o álibi de que ele era um ‘negro abusado’ não funciona. Um negro neste país chegar aonde ele chegou é raro. Eu também sou uma raridade. Eu sou abordado na rua por policial que vem me perguntar quem sou eu um negro desfilando pelo Rio de Janeiro em carro importado.”

Foto: Agência Gaúcha de Fotografia.

“Afeto é verdade.”

Do processo de preparação para o filme fIzeram parte as conversas com os filhos de Simonal Simoninha, Max e Patrícia — e com a mãe dos três, Tereza (interpretada no filme por Ísis Valverde), além das visitas aos shows do Baile do Simonal.

“Naquele ambiente, falando com aquelas pessoas, percebi que contaríamos, na verdade, a história de uma família destruída por conta de fake news e de racismo. Ali vi o amor daquele grupo de pessoas que sobreviveu mesmo depois do pai ter a vida acabada. É uma história de superação, de quem conseguiu se manter e reconstruir no tempo com muito amor. Assim, fui esbarrando nas verdades desse filme e afeto é verdade.”

Fabrício também comemora e ainda se surpreende com a atualidade dos temas tratados em “Simonal”. “Estamos no momento certo de discutir o mal que uma informação não apurada pode provocar na vida de uma pessoa e de todos que vivem ao seu redor. Sim, Simonal cometeu um erro, mas uma nota no jornal Pasquim dizendo que ele dedurava seus colegas de esquerda à Ditadura Militar nunca foi comprovada ou desmentida solenemente. Ele pagou pelo crime que cometeu, mas e as fake news? Perduram até hoje”, indigna-se.

Conhecendo a trajetória

Aos 36 anos, Fabrício acumula experiência de quem já tem boas histórias para contar — e de quem já contou, no cinema, no teatro e na tevê, outras várias. Nascido em Salvador, começou nos palcos com o clássico “Capitães de Areia”, de Jorge Amado — produção da Companhia Baiana de Patifaria. Já aí, os personagens fortes começaram a fazer parte de seu cotidiano como artista. Na peça, vivia João Grande, o segundo homem na gangue de rua liderada por Pedro Bala.

No cinema, a estreia se deu em “A Máquina”, de João Falcãofilme que também trazia os conterrâneos Wagner Moura, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta no elenco. Em “Faroeste Caboclo”, Fabrício encontrou seu primeiro protagonismo no cinema, dando vida a outro João — o João de Santo Cristo, da música homônima da Legião Urbana. Estourou com o personagem criado por Renato Russo e não parou mais.

Esquivando-se de papéis estereotipados, Fabrício chegou à tevê, chamando a atenção com personagens em novelas como “Sinhá Moça”, “A Favorita” e na série “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Seu último papel na tevê foi o insolente Roberval, na novela das 21h da GloboSegundo Sol. Nos cinemas, pode ser visto recentemente em “Tungstênio, de Heitor Dhalia (já disponível no NOW) e em “Além do Homem”, de Willy Biondani

Simonal” só estreia em 2019, quando o ator já terá na manga outros dois filmes: “Miragem”, de Erick Rocha, e “Prisioneiro da Liberdade”, dirigido por Jeferson De, que relata a  história de Luiz Gama, homem negro que, apesar de nascer livre, é vendido pelo próprio pai, passando a viver como escravo. Ele consegue se alfabetizar, estudar e se tornar não só seu próprio advogado, como um dos melhores da época — um intelectual que libertou mais de mil pessoas nos tribunais, usando as leis. “Faço qualquer personagem, mas o conteúdo tem de ter a ver com aquilo em que acredito”, resume. Ah, também há uma minissérie na mira… “Mas, antes disso tudo, preciso descansar”, confessa, soltando seu sorrisão aberto, carregado de borogodó.

CategoriasBá Gente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.