Decidida e talentosa, aos 50 anos, Adriane Brocker Boeira Guimarães comanda há 30 a Brocker Turismo, maior agência do principal polo de turismo do estado, a Serra Gaúcha.
Segunda filha de uma família de quatro irmãos, não por acaso Adriane Brocker Boeira também sempre sonhou com um quarteto.
Tarefa cumprida em parte já que é mãe de Vicente, 20, e Gonçalo, 16, e mulher do engenheiro e administrador Luiz Américo Guimarães.
Outra tarefa executada com excelência pela canelense é a profissional. No início dos animados anos 90, Any, como é carinhosamente chamada, destacava-se nas aulas de aeróbica no boom brasileiro das academias, tornando-se professora da modalidade aos 16 anos.
Deixou a casa dos pais em Canela para cursar Educação Física no IPA, em Porto Alegre. A formação, no entanto, não a encantou como o gosto pessoal pela atividade física. De volta à Canela, fez um curso de guia de turismo ecológico, de olho no Ecoturismo a ser explorado no Vale da Lageana, área de terras da família abaixo da Cascata do Caracol, onde hoje ela tem o lindo passeio turístico Pé da Cascata. Em 1995, a tia e a mãe de Any encontraram a oportunidade perfeita para tentar manter as filhotas por perto.
Patrocinaram os primeiros investimentos e incentivaram ela e a prima a abrirem uma agência. Any fez outros cursos, de guia de turismo regional, de agente de viagens e foi aprendendo na prática mesmo. Em 1999, o estágio final da Faculdade de Turismo foi na Disney em Orlando quando foi selecionada para trabalhar no Animal Kingdom. Em plena virada do milênio, enquanto assistia ao show de fogos do tão esperado reveillon, sozinha no estacionamento do parque, percebeu que havia chegado o momento de tirar algo mais daquela experiência nos parques da Disney: “Estava um pouco triste pela distância da família, mas atenta. Não me enturmei com a pessoal da minha idade, que tava mais a fim de se divertir do que qualquer outra coisa. Eu em outro momento, já tinha a empresa, tinha que me virar. Tinha que levar algo a mais para casa, além dos 8 quilos adquiridos e o aprendizado da maneira Disney de encantar o cliente, e realizar sonhos”.
Foi nessa situação adversa, que Any, ao se perguntar o que fazia ali, lembrou que exatamente onde ela estava, Walt Disney transformou um terreno que não passava de um banhado na Disney, maior complexo de parques e entretenimento do mundo: “Ali tive um estalo e decidi que ia trabalhar o turismo receptivo na minha região, desenvolver e vender produtos turísticos e levar também milhares de turistas para visitar Canela, Gramado e toda nossa região que já possui muita beleza natural e riquezas criadas pelo homem.
E porque a canelense não desiste fácil e tem sempre alguma boa ideia na cabeça, foi exatamente isso que ela fez. De volta, em janeiro de 2000 iniciou o turismo receptivo, criando os pacotes de serra gaúcha e buscando as principais operadoras de turismo do país. Mais dois anos de trabalho árduo para conquistar a primeira grande cliente no receptivo, a Tam Viagens, em 2003, comprou a primeira Van e a parte da prima na empresa.
Hoje tem quase 150 colaboradores, a loja matriz em Canela, e a conceito no coração de Gramado. e dezenas de carros, ônibus, vans e micro-ônibus que fazem o vaivém dos turistas apaixonados pela Serra Gaúcha. Atende as principais operadoras de turismo do Brasil, em um modelo de serviços que envolve desde a chegada ao aeroporto de Porto Alegre até os hotéis em Gramado e Canela, passeios pela região, ingressos aos espetáculos e eventos. Da manhã à noite, a obstinada empresária está às voltas com a família e as inúmeras logísticas da agência. Não satisfeita, incluiu mais um desafio em sua bem-sucedida trajetória. Em 2003, numa comitiva gramadense de turismo em visita a Barcelona, a danada colocou outra meta na cabeça: implantar em Gramado e Canela o ônibus de dois andares nos moldes dos ingleses e barcelonetas.
Foram 10 anos de sonho e trabalho até os ônibus circularem pelas ruas das duas cidades, em 2013: “Enfiei na cabeça de novo, daí não tem jeito. Estar envolvida na experiência de realizar um sonho e deixar alguém feliz passeando conosco recompensa. Penso sempre que as coisas vão dar certo. Que se erra, se aprende e vai de novo. Aqui vivemos do e para o turismo, e quem vem, volta sempre!”
Com o tempo, a Brocker se especializou cada vez mais em serviços de receptivo, reconhecendo o imenso potencial da região. O sucesso é fruto da parceria dinâmica e inovadora entre Adriane Brocker Boeira Guimarães e Carlise Bianchi, sua sócia, além de grande amiga. Os produtos mais recentes da marca são maravilhosos e todos estão se consolidando com sucesso no calendário lotado do cluster da Serra Gaúcha: o Bustour Illumination Show , Chocobus e a gostosa Casa da Vó Ivonne – Gastronomia Afetiva e História. Hoje, a Brocker se posiciona cada vez mais como uma DMC – Destination Manager Company na Serra Gaúcha e Rio Grande do Sul , oferecendo tudo que o turista busca e precisa para sua viagem. A Brocker Viagens opera em roteiros e destinos para todo Brasil e Exterior e a Brocker Eventos assina eventos corporativos, cada vez mais procurados na região. E elas não páram de inventar. Quem conhece a dupla é capaz de apostar que vem mais sonho e projeto realizado nos próximos anos.
O mais legal e que nos enche de alívio e orgulho é que as empresárias estão com olhar permanentemente atento a todas as necessidades e desejos dos turistas, mas sem esquecer de valorizar pilares essenciais para o bem viver: o respeito a história, a cultura e a natureza da Região das Hortênsias, capitaneada por Gramado. Cidade que é considerada hoje o maior case de sucesso de turismo do Brasil.
Voa Any! Nem o céu é teu limite!
Mariana Bertolucci
Foto Rafael Cavalli
