Alice Urbim
Esta frase de Carl Jung é o fio que alinhava os artigos e reportagens da última edição da Vogue Portugal, que tem como tema central a SABEDORIA. Uma edição dedicada ao tempo vivido por cada um de nós e como as pessoas se relacionam consigo e com os outros.
A sabedoria, como exemplifica o psicólogo Cattell em seus estudos sobre inteligência, corresponde à chamada inteligência cristalizada, que são as habilidades adquiridas pela experiência, as quais contribuem para espantar crises e passam tranquilidade aos mais jovens.
Inteligência cristalizada, um dos ALICErces
Sou fã de carteirinha da inteligência cristalizada, um dos ALICEerces da segunda curva da vida que nos faz envelhecer com entusiasmo e curiosidade. A sabedoria exige paciência e alegria de ser quem a gente é.
Na apresentação deste conteúdo, a editora Sofia Lucas nos faz um convite para ouvir o que os dias modernos tentam silenciar: as vozes mais velhas, os relatos simples que guardam as maiores lições, as memórias, o fio invisível que nos liga ao passado e o que importa preservar e partilhar.
Os mais velhos que ontem eram as bibliotecas vivas da sabedoria, são muitas vezes marginalizados, como se o seu saber fosse já obsoleto ou desnecessário num mundo que se julga avançado e tecnológico.
- THE WISDOM ISSUE VOGUE PT está disponível nas bancas e em versão física e digital na shop.light-house.pt
- Siga a Vogue Portugal no Instagram: @vogueportugal