Será realizado na quinta-feira (13/11) às 15h o lançamento do livro Percurso – Uma volta em 80 anos de Laura Porto Rangel na 71ª Feira do Livro, à venda na banca dos Autores Independentes. Terceiro livro da escritora e educadora e décima sétima publicação da Bá Editora/Araucária é uma biografia delicadamente costurada com o fio da memória afetiva e a delicadeza poética da autora.
Em seu relato, Laura convida os leitores para um passeio por uma Porto Alegre antiga em que ela descreve e revive a doçura de ser uma criança nos 1950. Também mergulha nos meandros de uma jovem mulher descobrindo como criar seu território particular na longínqua Uruguaiana em um casamento que começa junto com a revolução de 1964, ela reflete sobre o amor verdadeiro que não deve diminuir quem somos: “Enquanto plantávamos nossa intimidade naquele solo fértil da fronteira, o Brasil passava pelos primeiros espasmos da ditadura… Ouvíamos falar de prisões, de livros queimados, de pessoas que ‘desapareciam’ da noite para o dia. Estávamos construindo nossa vida íntima enquanto o Brasil construía suas muralhas de silêncio. Nossa inocência política era também nossa proteção: ‘o amor nos blindava temporariamente das tempestades históricas que se aproximavam’.”
Mas não se resumiu a inocência, desafio e aventura embaladas pelos sonhos da autora que comove quem percorre as 128 páginas da sua obra. Quando ela fala sobre as perdas, a tristeza de tornar-se órfã e a dor dilacerante de perder seu primogênito em um acidente de moto, emociona: “O luto me envolveu como um casaco de chumbo. Sua partida me ensinou, de forma dolorosa e irreversível, que a vida é feita de despedidas, que o amor não é garantia contra a perda, que todos nós somos apenas visitantes temporários na existência uns dos outros.”
Foi a partir da maior dor do mundo, que a dona de casa decidiu dedicar-se a verdadeira vocação que tinha além de ser mãe: os estudos. Ser uma educadora integral que focava nas inteligências múltiplas e a educação criativa como recurso curador e eficaz para a formação humana das crianças e adolescente. Estudiosa e forjada no desejo de criar, sonhar coletivo e transformar, ela entrou no curso de letras estudando com os livros do cursinho do sobrinho: “Era nossa pequena revolução doméstica: criar seres humanos íntegros numa época que testava a integridade, ensinar amor numa era de medo, sussurrar liberdade quando a palavra estava proibida. Cada beijo de boa-noite era uma promessa, cada história contada era uma semente de sonhos futuros.”
Já mãe dos cinco filhos, formou-se em letras, Português e Inglês em 1979 (PUC), profissão que se dedicou durante 31 anos. Criou a escola de inglês Laura’s Children, onde lecionava em casa. Com Marza Ruas Duarte, fundou em 1981 o Creare, uma proposta pedagógica fantástica e inovadora que aglutinava todas as artes. No ano seguinte foi convidada para ser a primeira presidente da Associação de Psicopedagogia do Rio Grande do Sul. Ali não estava apenas assumindo um cargo, mas abraçando uma missão: a de compartilhar experiências e transformar o mundo em um lugar melhor de se viver por meio da educação.
Sobre a autora
Nascida em Porto Alegre no dia 4 de fevereiro de 1945. Casou-se em 1964 com Clovis Hidalga Crespo, falecido em 1994 com quem teve cinco filhos. Formou-se em letras, Português e Inglês em 1979 (PUC). Especialista em Psicopedagogia Clínica, atuou por 25 anos, nesta área. Fez formação em psicanálise pela APPOA, Fundou o Centro de Estudos Jean Piaget (1987/2007). Adora escrever poemas e tem já dois livros publicados: Bonecas Russas (2015) e Agridoce (1981). Criou a Roda de leituras em 2011, em atividade até hoje.
SERVIÇO
O QUE: Lançamento com sessão de autógrafos do livro Percurso – Uma volta em 80 anos de Laura Porto Rangel
QUANDO: dia 13 de novembro às 15h
ONDE: Praça Central (Praça da Alfândega – Centro Histórico)
QUANTO: R$ 68 (15% de desconto)

Qieroda Mariana, o que me fez terrminar meu livro comntigo foi a ua forma de me acolher, em um momento em que minhas dúvidas e levar a público todos os meus oesares, alegrias e tristesas nesta volta ao tempo percorrido em meus 8o anos.
Acolheste com teu jeito carinhoso , que foi como um colo necessário, depois destas tantas histórias vividas pela escrita.
meu muito obrigada, amiga querida.Este percurso não foi fácil… e tu me abraças te, ja´qurendo poemar por aqui.
Amada e talentosa Laura, é um prazer e uma honra fazer parte desse teu lindo Percurso. Obrigada pela confiança.