Apostando numa pegada mediterrânea, com uma imponente veia italiana, Lu Agrifoglio abriu o Lucca, onde misturava molhos, abusava do azeite de oliva, numa encantada alquimia de massas, carnes e peixes. Na empreitada, ela e os então sócios Mauricio Olmi e Caroline Martin, formaram uma democrática parceria, com sintonia no paladar. Hoje, ela já não tem mais restaurantes, mas a gastronomia segue sendo uma das suas paixões, além da família, a leitura e o golfe. Carol virou psicóloga, Mauri abriu o gostoso Libertino.

A paixão pela gastronomia começou no baú da infância. As primeiras recordações são de olhar para cima e ver o pai, Paulo temperando ingredientes na cozinha para em seguida dominar as caçarolas: “Ele adorava cozinhar e eu estava sempre de olho”, conta Lucilia Agrifoglio.

Dos irmãos Manlio e Neco, era a menina quem mais gostava de ficar em volta do fogão do pai. Instigada por essa paixão, ela criou os três filhos, Ramiro, Juliana e Paulo, do casamento de 32 anos com o advogado Roberto Davis, avô dos seus cinco netos: Ana Laura, Roberto, Rodrigo, Cecília e Florença. Entre brinquedos, fraldas e tacos de golfe, outro dom nato, ela inventava sabores, combinava temperos, numa inspirada, prazerosa e livre inspiração: “Sempre inventava algo diferente no fim de semana. Quando me separei, decidir fazer gastronomia porque uma coisa é cozinhar em casa na informalidade familiar, outra é profissionalmente”. Aluna da primeira turma de Gastronomia da Unisinos, logo se destacou e, formada, foi convidada a lecionar. Para aprofundar os conhecimentos, passou pela Europa, onde na Itália fez um curso, e encontrou mais conhecimento para os projetos gastronômicos que se envolveu, o Quincho, onde deu uma consultoria ao lado do Chef Jorge Nascimento e o Lucca. A alma italiana dos pratos que Lu gosta de fazer não deixa dúvidas sobre suas origens. “Gosto de livros antigos também e de mesclar com tendências novas”.

Encerrei nosso gostoso papo (eu adoro conversar com a Lu, porque ela tem um olhar otimista e contemporâneo sobre as coisas mais triviais da vida) perguntando o que é mais realizador nesse desafio. Ela me responde papo reto, como de hábito, mas com a doce sinceridade das pessoas corajosas: “Cozinhar para mim é tão apaixonante que me envolve. Comecei a faculdade aos 54 anos. Tempo para recomeçar sempre existe”, Bravíssima Lu!!!”

Uma receita da Lu:

A Pappardelle com ragu de ossobuco
Ingredientes:

  • 250 g de file de atum
  • 800g de ossobuco
  • 70ml de vinho tinto
  • 1 lata de tomates pelados
  • 30 ml de azeite de oliva extra virgem
  • 1 litro de caldo de carne
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • I cenoura grande
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de mangerona
  • 40g de manteiga
  • 500g de pappardelle seco
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto

Ossobuco
O ossobuco deve ser cortado, com o osso, em Seda de juntivo e empeso de gordurant.
em uma panela de terro em fogo alto, adicione um fio de azeite de oliva, o ossobuco e pequenos cubos de manteiga Deixe até dourar. Em seguida, adícione mais manteiga e coloque a cebola e o alho picados e a cenoura ralada. Refogue-os e adicione o vinho tinto e deixe evaporar. Junte a isso os tomates pelados previamente espremidos com as mãos. Assim que o tomate ferver, coloque o caldo aos poucos. Baixe o fogo e tampe. coloque as ervas. Pique fino as bagas de Zimbro e adicione. A carne deve cozinhar até que esteja macia e descolando do osso.

O pappardelle
Em uma panela grande, ferva água par a cozinhar o pappardelle. A água deve ser no mínimo 5 vezes o volume de massa. Assim, para 300g de massa, ferva 2 litros e meio de água. Adicione um generoso punhado de sal.
Assim que estiver macio, separe a carne dos ossos, retire o tutano e misture com a carne. Cozinhe a massa e finalize a massa na panela do ragu. Ao servir adicione queijo parmesão ralado e folhas de minirúcula ou agrião. Cozinhe a massa e escorra. Sirva imediatamente.

Por Mariana Bertolucci

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.