
NATAL DOURADO E SUSTENTÁVEL
De 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, a 40ª edição do Natal Luz terá uma cenografia que une respeito às origens e inovação. O dourado será a cor símbolo da próxima edição e a energia sustentável ganha espaço no Lago Joaquina Rita Bier. Cerca de 85% do acervo decorativo da Gramadotur será repaginado e os objetos decorativos já começaram a ser instalados. Queridinha dos turistas, a Rua Torta, ganhará decoração vermelha em conexão com a nova Vila de Natal, na Praça das Etnias. A Vila de Natal terá uma Casa do Papai Noel lúdica e diferenciada e a faixa de pedestres também será torta, convidando os turistas para passear na Vila, que terá novo fluxo de visitação: as casinhas foram voltadas para a Borges de Medeiros e a circulação levará o público das lojas de artesanato até a Casa do Papai Noel. Outra novidade é a estreia da energia sustentável no Natal Luz. A ilha do Lago Joaquina Rita Bier terá iluminação alimentada por energia solar, marcando o compromisso do evento com o futuro.
ESCREVER COM CLAUDIA TAJES
Iniciantes em literatura ou audiovisual que tem vontade de escrever e não sabem por onde começar pode se informar sobre as inscrições para a Oficina de Escrita Criativa Como começar a escrever: conto, crônica e roteiro com Claudia Tajes que estão abertas até o próximo dia 7 A cada encontro, a escritora vai explorar ferramentas práticas para dar os primeiros passos em cada gênero, sempre com exercícios curtos e troca em grupo. Ao final, os participantes terão experimentado os três formatos de escrita produzido seus textos.
RITA & CAZUZA
Na próxima sexta-feira, 3/10, o Grezz será palco da energia e da poesia de dois ícones da MPB. Sob o comando de Izmália e Deluce, o Especial Rita Lee e Cazuza promete ser uma noite vibrante em celebração à irreverência, intensidade e sensibilidade que marcaram gerações. No repertório, Izmália interpreta clássicos de Rita Lee e Deluce mergulha na obra de Cazuza. O tributo ganha ainda mais intensidade com o encontro da dupla no palco, acompanhada por uma banda afiada. O show é às 21h e a casa abre à partir das 19h. Ingressos no Sympla.
MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Confirmada para outubro, a MIAC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea apresenta duas edições integradas em Porto Alegre: Música Viva, realizada em parceria com o Farol Santander, que ocupará o Grande Hall da instituição; e a edição O Tempo dos Corpos, com o Instituto Ling. De 3 a 12 e de 14 a 26 de outubro, as semanas de atrações variadas vão propor o diálogo entre música e instalações visuais, cinema e teatro, reforçando a vocação do evento, lançado em outubro de 2022. Em 2025, a MIAC bebe na fonte da diversidade artística iluminando criadores que investem em linguagens próprias. A multiartista Tulipa Ruiz apresentará seu último álbum Habilidades Extraordinárias com a artista visual Cecília Lucchesi. O espetáculo inédito terá instalações visuais, projeções de videoarte, misturando a música com as artes performáticas e visuais. Renato Borghetti encontra-se com as poesias de Clarissa Ferreira, a interpretação de Paola Kirst; o espetáculo Antes do Tempo Existir se desmembra para transformar-se na instalação visual Cosmos e Zahy Tentahar Guajajara apresenta sua video-performance.
FESTIVAL TURÁ
O Anfiteatro Pôr do Sol receberá nos dias 25 e 26 de outubro o Festival Turá. O evento estreou na cidade em novembro de 2023, reunindo mais de 20 mil pessoas em dois dias de muita abertura, cultura, mistura e releitura, os quatro pilares que definem o Turá. Vão ser dois dias de música, encontros, gastronomia no Anfiteatro Pôr do Sol. O festival contará com mais de 20 atrações, entre eles: Ney Matogrosso, Baiana System, Alcione, Nando Reis e o filho Sebastião Reis, Mano Brown, Ultramen e Cachorro Grande. Para completar, o festival contará com um resgate do Carnaval, tendo a folia comandada pelos blocos Não Mexe Comigo e Turucutá.
GALERIA #53

Alessandro Barcellos no lounge da Brio na última turnê de Gilberto Gil, no Beira-Rio
Crédito: Edu Defferrari e Everton Pereira/Divulgação BRIO

Crédito: Edu Defferrari e Everton Pereira/Divulgação BRIO





Crédito: Estúdio Telescópio

Crédito: Estúdio Telescópio

Crédito: Estúdio Telescópio
De interesse sociocultural!!!!! Esta edição está!!!!! Aplausos
Adorando ver tantas contemporâneas brilhando
Resumo de toda a opera.
Adoro te ler