Os jornalistas Mariana Bertolucci e Antônio Luzzatto festejam os três anos e meio de vida da sua parceria para contar histórias com a Bá Editora / Araucária.
Tudo começou em 2022, quando a editora e escritora decidiu marcar os 27 anos de carreira com o livro de crônicas 27 Anos de jornalismo, espacatos pandêmicos & e outras histórias, lançado em novembro. Desde então, foram lançadas 23 publicações de todos os gêneros. Coletâneas e livros de crônicas, biografias e autoficções, publicações corporativas, obras infantis e de poemas. Outros títulos que estão no forno para serem lançados em 2026.
No início de agosto de 2025, a Bá Editora participou da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty, com lançamentos na cidade histórica fluminense e também da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, na capital gaúcha no mês de novembro. “Meu sonho maior sempre foi contar e ser pontes de histórias inspiradoras. A Bá Editora nasceu espontânea quando quis publicar um livro e me dei conta que minha empresa já era uma editora de livros e revistas. Desde então, ao lado do meu parceiro Antônio Luzzato, os projetos foram surgindo naturalmente. Em tempos de inteligência artificial ainda em processo de regulação, o livro físico é a nossa última linha de defesa.”, justifica Mariana.
Antônio Luzzatto possui formação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O profissional tem mais de 30 anos de experiência no mercado do livro, em áreas como edição de textos e montagem de projetos gráficos, além de criação e produção de conteúdos.
Jornalista formada em 1995, Mariana Bertolucci é graduanda do curso de escrita criativa na PUCRS e autora de cinco obras, entre elas sua primeira coletânea de crônicas, Bailarina sem breu (2010), Prêmio Açorianos 2011, a biografia do avô,Walter Bertolucci e a História de Gramado (2018) e 27 Anos de jornalismo, espacatos pandêmicos & outras histórias (2022), Melhor Livro de Crônicas da Academia Riograndense de Letras (2023), finalista do Prêmio Açorianos do mesmo ano. A porto-alegrense é formada em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e atua no mercado gaúcho de Comunicação desde 1995. No Grupo RBS, foi repórter e colunista da Zero Hora por 15 anos. Em março de 2013 lançou a Revista Bá por Mariana Bertolucci, que teve 27 edições impressas e segue em plataforma digital. Há mais de três anos está à frente da Bá Editora, com 23 livros lançados e que produz publicações impressas como revistas e livros autorais, corporativos e sociais.
