Será aberta amanhã (29/11) a exposição Ainda há esperança, que homenageia a artista Zoravia Bettiol na Galeria Stockinger. Com 75 anos de carreira dedicados à arte Zoravia Bettiol abre os trabalhos para a comemoração dos seus 90 anos de vida. Nascida na capital gaúcha, a artista plástica tem sua trajetória marcada por uma produção artística alegre e potente, pela dedicação social e por uma visão caleidoscópica do cenário cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil. Com uma determinação ímpar, transforma a arte em compromisso social, contribuindo para a formação de novas trajetórias artísticas, para a criação de ateliês, associações, museus e espaços culturais — e mantendo sempre o sorriso, a luz nos olhos e a curiosidade que a movem. Ela não para. Seu trabalho, que pode ser descrito como um movimento próprio e marcante, dialoga com sonho, ética e responsabilidade social, aproximando público e criação, de modo contínuo. A exposição Ainda há esperança, com curadoria por André Venzon, reúne trabalhos das artistas Ana Aita, Anemarie Biase, Adriana Giora, Andréa Brächer, Bianca Santini, Dennise Iserhard, Eda Lani Fabres, Ita Stockinger, João Augusto Santos, Leda Zimmermann, Leila Knijnik, Lu Gaudenzi, Magna Sperb, Maria do Horto Kuhn, Mery Bavia, Milena Julianno, Neca Sparta, Sandra Kravetz, Vera Recihert e Zetti Neuhaus. A coletiva é um convite, junto à Noite dos Museus, para celebrar a existência criativa dessa grande artista — como homenageada especial — nessa jornada de contribuição contínua, mantendo viva a ideia de que a arte é um eterno caminho de alvorecer, fonte de inspiração e humanismo permanentes para toda a sociedade.
A anfitriã da noite e pintora Ita Stockinger participa da Noite dos Museus com uma obra criada especialmente em homenagem à artista Zoravia Bettiol. Sua tela é vibrante e colorida, repleta de simbolismos, e destaca elementos marcantes da trajetória da homenageada — como as meninas icônicas, as roupas personalizadas, a vitalidade e a alegria que caracterizaram suas nove décadas. A obra também inclui um retrato do curador André Venzon, reforçando o respeito e a admiração da artista por sua condução sensível da mostra.
O resultado é uma cena luminosa, visceral e afetuosa — um tributo digno da importância de Zoravia e do espírito inspirador da Noite dos Museus: uma noite em que a arte abre portas, atravessa fronteiras e convida o público a olhar com mais atenção, emoção e delicadeza para aqueles que dedicam a vida a criar.
A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 18h até o dia 19 de dezembro.
SERVIÇO
O QUE: Coquetel de abertura da Noite dos Museus,
QUANDO: Sábado (29/11), das 19h às 21h
ONDE: Galeria Stockinger (Rua Luciana de Abreu, 450), Moinhos de Vento, Porto Alegre
