O

O Baile das Letrinhas, de Deborah Finocchiaro

O Baile das Letrinhas, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, com direção de Júlia Ludwig estará em cartaz dia 17 de janeiro no Instituto Ling, em duas sessões: às 15h e 17h. O espetáculo brinca com o alfabeto de forma poética e lúdica. Por meio de elementos simples que se transformam sob o olhar do público, a premiada atriz Deborah Finocchiaro baila com as letras e as palavras, reconhecendo seus formatos e sonoridades, aproximando-as do universo das crianças através de imagens, música ao vivo e manipulação de objetos. “Baile das Letrinhas estimula e exalta a imaginação, o prazer de aprender e o autodesenvolvimento, valorizando o respeito às diferenças e à autenticidade. Conscientiza e provoca a reflexão sobre a diversidade e unicidade de cada indivíduo, que, assim como as letrinhas – que só formam palavras por serem diferentes umas das outras -, tem seu valor único e intransferível”, afirma a atriz, no alto de sua experiência de 40 anos no teatro brasileiro. A peça integra a grade do Porto Verão Alegre. Os ingressos estão disponíveis no site do festival.

Deborah Finocchiaro é multiartista e desde 1985, quando estreou no teatro, esteve em centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. Acadêmica da Academia Literária Feminina do RS desde 2025, é diretora, locutora, produtora, mestre de cerimônias, roteirista e ministra aulas. Ao longo de sua carreira, recebeu mais de trinta prêmios, entre eles nove de melhor espetáculo, vinte como melhor atriz, além de prêmios de direção, texto adaptado e roteiro. Em 1993 fundou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que traz em seu repertório inúmeros trabalhos. Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre em Cena, ganhando a biografia A Arte Transformadora, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra a coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário Deborah! O Ato da Casa, longa-metragem com direção de Luiz Alberto Cassol (2020). Em 2022 lançou o livro infantil Baile das Letrinhas (Bestiário) e, em 2025, o livro infantil Baile das Letrinhas – Uma Peça de Teatro, pela editora Libretos, dentro da programação da 71º Feira do Livro de Porto Alegre. Também em 2025 estreou a peça Confessionário – Relatos de Casa, a partir da websérie homônima, em que atua, assina a dramaturgia, concepção e direção. Lançou ainda o projeto Podres de Ricos, em que atua e assina a dramaturgia. Deborah é Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992). Júlia Ludwig é diretora, atriz e professora de teatro. Idealizadora da Cia Circular e diretora do coletivo cênico musical Bloco da Laje, desenvolve projetos tanto em palcos quanto em espaços públicos urbanos, para públicos de até 30 mil pessoas. O desenvolvimento de dramaturgias autorais, especialmente de mulheres, permeia seu trabalho como encenadora: proponente do projeto Solos Férteis, dirigiu solos de Dedy Ricardo, Maria Falkembach, Renata de Lélis, Deborah Finocchiaro e atua em Solo Fértil: Canção para o Povo em Pé. Atualmente desenvolve o podcast Bendita Sois Voz, com Luciane Panisson e é professora da A Barca, Escola Aberta de Teatro. Dirigiu os espetáculos Descrição de Uma Imagem (2011) e Avenida das Maravilhas (2020 – ambas pelo Goethe Institut e SESC RS), AYÊ (2012 – II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras) e The Jury Experience – Porto Alegre (2026 – Produtora Fever). 

Um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, a Companhia de Solos & Bem Acompanhados é reconhecida pela versatilidade e escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico, mesclando diferentes linguagens. Além de dezenas de indicações, recebeu 44 prêmios, entre eles 10 de melhor espetáculo, 20 de melhor atriz, dois de melhor cenário, dois de melhor trilha, dois de melhor direção, e um de melhor texto adaptado, bem como roteiro, figurino, produção e videografia, além de prêmios como melhor artista de teatro. Em sua trajetória reuniu artistas e grupos de diferentes áreas e cidades brasileiras, atingindo aproximadamente 500 mil pessoas com seus espetáculos, oficinas e performances. Além disso, percorreu o Brasil e países como Uruguai, Argentina e Portugal, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais. Em dezembro 2025, a peça “Confessionário – Relatos de Casa” recebeu 14 indicações ao prêmio Olhares da Cena, nas categorias: melhor espetáculo, dramaturgia, atriz, atriz e ator coadjuvantes, elenco, iluminação, cenário, figurino, videografia, design gráfico, produção, fotografia de cena e trilha sonora. Pelo espetáculo Menina de Tranças e Cabelos Brancos, recebeu duas indicações: melhor trilha e melhor elenco.

Ingressos online, pelo site: www.portoveraoalegre.com.br. Desde 8 de janeiro, os ingressos podem ser adquiridos também na bilheteria oficial, localizada no andar térreo da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico).

Outras montagens de Deborah Finocchiaro no PVA:

 Confessionário – Relatos de Casa, dias 24 e 25 de janeiro. Dia 24 às 20h e dia 25 às 19h, na CHC Santa Casa – Av. Independência, 75 – Centro

Menina de Tranças e Cabelos Brancos, dia 27 de janeiro, às 20h, no Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras

Benção Poetinha, dias 28 e 29 de janeiro, às 20h, no Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.