Lia Luz lança seu terceiro livro Coragem de Ser na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty Flip
na Casa Ofício, da Editora Ofício das Palavras, das escritoras e editoras May Parreira e Ferreira e Tati Iaconelli
Lia Luz lança seu terceiro livro Coragem de Ser na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty, que vai até 3 de agosto na cidade histórica fluminense.
Mais um lançamento da conexão Bá Editora + Araucária, da jornalista e escritora Mariana Bertolucci e do jornalista e designer Antônio Wenzell Luzzatto, Coragem de Ser fará sua estreia nacional com lançamento e sessão de autógrafos no dia 1º de agosto às 14h, na FLIP, um dos maiores eventos literários do país. No mesmo dia, às 18h, Lia participará de uma mesa falando sobre Crônicas e Auto Ficção com Mariana Bertolucci e João Lopes de Almeida.
Radicada no Rio Grande do Norte, a autora gaúcha nos presenteia com uma escrita sensível e envolvente, em uma história sobre perdas que transformam, silêncios que ecoam e a potência de quem descobre que o vazio pode ser um impulso para voos mais altos. Esta obra nasceu de uma travessia entre o luto e a entrega, o silêncio e a palavra de uma mulher que escolhe transformar a dor em caminho. E, com coragem, recomeçar. Uma jornada que atravessa o aborto voluntário, o chamado espiritual, e quatro temporadas na Índia, onde o yoga se tornou uma ponte para a cura, o autoconhecimento e o serviço.
Mais do que um relato íntimo, Lia nos apresenta uma oferenda. Um convite suave e profundo a escutar com delicadeza as ausências e transformar dores em potência. Porque não é só sobre o que se foi. É sobre o que nasce quando temos a CORAGEM DE SER.
Um livro necessário, inédito e urgente em um país onde o aborto ainda é tabu — e, em muitos casos, criminalizado. Embora algumas autoras internacionais tenham tocado o tema com valentia e densidade, no Brasil ainda faltava quem falasse do aborto voluntário como vivência, consciência e travessia. Praticamente, não existem relatos em primeira pessoa sobre essa experiência na literatura nacional
Coragem de Ser chega em 2025 para ocupar esse espaço. Não é um livro médico, nem panfletário. É uma história real — narrada com beleza, lucidez e entrega — sobre uma decisão difícil que se tornou um ponto de virada. Sobre como o sofrimento pode se tornar solo fértil para o autoconhecimento, o caminho espiritual e a escuta do outro.
Neste sentido, a obra de Lia Luz é pioneira: um livro de não-ficção brasileiro que trata o aborto não como fim, mas como começo. Não como tabu, mas como transformação. Uma experiência íntima que ressoa com muitas outras.
Sobre a autora
Lia é jornalista de formação e caminhante da vida por vocação. Foi repórter no jornal Zero Hora, atuou como assessora de imprensa e professora na Unisinos. É autora de Voando sem Asas (1997) e Gaveta das Calcinhas (2000). Mais tarde, mergulhou nas águas profundas das Ciências Sociais, onde concluiu doutorado e pós-doutorado entre Natal e Coimbra. Até que escutou o chamado do yoga — e se entregou. Desde 2014, encontrou no Ashtanga sua prática diária, espiritual e o caminho de volta para casa. Hoje, vive com suas duas filhas em Pipa, no Rio Grande do Norte, onde cultiva, ao lado de seu companheiro, o espaço Ashtanga Yoga Pipa. Ali, transmite o método com presença, amor e a leveza de quem aprendeu que viver também é atravessar, desapegar e recomeçar.
SERVIÇO:
O que:Lançamento com Sessão de Autógrafos do livro Coragem de Ser
Quando:1º de agosto às 14h
Onde:Casa Ofício (Beco do Propósito, Travessa Gravatá, 64) na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty
Quanto:R$ 59